Bióloga portuguesa mergulha com espécies em risco de extinção em novo programa televisivo do Brasil

31 de Julho 2020

Acaba de estrear no Brasil um programa sobre espécies marinhas ameaçadas de extinção, conduzido por uma aluna de doutoramento da Universidade do Algarve (UALg). Através de 14 episódios Sofia Graça Aranha promete revolucionar o modo como olhamos para estes animais.

Se, como afirma a bióloga Sofia Graça Aranha “o Ser Humano é a verdadeira ameaça para a vida que habita o nosso planeta e os predadores, como os grandes tubarões, são apenas ameaçados” a bióloga da UAlg avança com um formato televisivo que pretende aproximar o público destes animais, questionando-o sobre quem é, afinal, o verdadeiro predador.

Ao mergulhar com tubarões e outras espécies marinhas, num ambiente de tensão, mas também de beleza e calmaria, Sofia Aranha tem como objetivo transmitir informações relevantes sobre estas espécies de forma lúdica e leve, chamando a atenção para uma temática ambiental, uma vez que, como assegura, a conservação da natureza depende da mudança de hábitos dos humanos.

“Hoje, mais do que nunca, é urgente tomar atitudes para reverter danos e impactos que causamos durante décadas e até mesmo séculos de negligência ambiental. Se até há pouco tempo atrás se acreditava que os recursos marinhos eram infinitos, hoje sabe-se que muitos estoques estão completamente esgotados e muitos estão ameaçados”, explica a bióloga.

Planeado e gravado durante o seu mestrado na Universidade do Algarve, o programa Ameaçados retrata a importância destas espécies para o equilíbrio dos ecossistemas, colocando a nu o impacto da ação humana e da sobrepesca.

“Infelizmente as medidas de proteção que são impostas a estes frágeis animais, ainda não impedem que eles sejam apanhados nas artes de pesca e muitos deles não sobrevivem mesmo após serem rejeitados. Queremos saber qual a condição destes animais quando vêm a bordo e quais as ações que devemos tomar para diminuir a sua captura e aumentar as suas chances de sobrevivência”. Para isso Sofia Graça Aranha mergulhou com as espécies mais perigosas, desde o tubarão-tigre, ao tubarão cabeça-chata e o tubarão branco.

Gravado em cinco países, ao longo do ano de 2017, “Ameaçados” é exibido todas as terças-feiras, pelas 22h00, no canal brasileiro Off. Os episódios já exibidos estão disponíveis através do Globosat Play.

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Linfoma não-Hodgkin é o sétimo tipo de cancro mais frequente em Portugal

Faça bolas de sabão pelo linfoma. Este é o desafio que a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) lança à população portuguesa, no âmbito do Dia Mundial do Linfoma (15 de setembro), com o objetivo de sensibilizar para este tumor do sistema linfático, o 7º tipo de cancro mais frequente no nosso país.

Criação de Colégio da Especialidade de Engenharia Biomédica é “momento marcante para todos” e destaque na Conferência Nacional da ANEEB

Até 11 de setembro, ainda é possível inscrever-se na Conferência Nacional de Engenharia Biomédica. Dirigindo-se aos estudantes, a Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB), Renata Fernandes, disse ao HealthNews que os participantes “não irão ficar arrependidos” e “sairão de lá com mais conhecimentos e contactos”.

Conferência Anual da APLL destaca projetos de apoio a doentes e sobreviventes

“+ pelos doentes, juntos pela saúde”: é o mote da Conferência Anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que vai reunir, uma vez mais, doentes, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e o público em geral, a partir das 14h00 deste sábado, 14 de setembro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights