Câmara de Évora exige reabertura urgente das extensões de saúde

31 de Julho 2020

A Câmara Municipal de Évora exigiu à Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo a reabertura urgente das extensões de saúde das freguesias rurais do concelho ainda encerradas, na sequência da pandemia da Covid-19. A exigência consta numa moção, intitulada "É urgente reabrir todas as extensões de saúde das freguesias rurais do concelho de Évora", proposta pelos eleitos da CDU e aprovada por unanimidade na mais recente reunião de câmara, divulgou esta sexta-feira o município.

“Quatro meses após o fecho das extensões, adensam-se as preocupações sobre a sua reabertura apesar da ARS ter garantido à câmara, em 12 de julho, a sua reabertura para breve”, lê-se na moção, apontando como exemplo o caso da freguesia de São Sebastião da Giesteira e Boa-Fé.

No início de junho, a Câmara de Évora, de maioria CDU, já tinha aprovado, também por unanimidade, uma tomada de posição a apelar às entidades competentes para a “urgente reabertura” de todas as extensões de saúde que foram encerradas, bem como para o reforço dos seus meios.

Nesta moção, considera a situação “inaceitável” e volta a exigir à ARS do Alentejo que “reabra, de imediato, as extensões de saúde ainda encerradas e proceda de forma a repor o direito aos cuidados de saúde pública primários no concelho”.

No passado mês de junho, o secretário de Estado que coordena o combate à covid-19 no Alentejo considerou “essenciais” as consultas médicas nas freguesias rurais, vincando que a orientação do Governo é para a sua reposição “o mais rápido possível”.

“A orientação” do Ministério da Saúde é para que a retoma dos serviços de saúde nas freguesias rurais seja feita “o mais rápido possível”, disse então o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, numa conferência de imprensa em Évora.

Está em curso “um processo que tem a ver com os próprios profissionais, que é liderado pela ARS” e “nós estaremos o mais atentos possível” para que essa retoma aconteça “da forma mais rápida e mais eficaz, para que as pessoas voltem a ter essas consultas, que são essenciais”, sublinhou, na altura.

Durante o Estado de Emergência, declarado pelo Governo, pela primeira vez, em 18 de março, várias extensões de saúde de freguesias rurais do concelho de Évora foram encerradas e não voltaram a reabrir.

Portugal contabiliza pelo menos 1.727 mortos associados à Covid-19 em 50.868 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights