03/08/2020 | Consultório

Dentes felizes

Isabel Jacinto

Isabel Jacinto

Dentes felizes

03/08/2020 | Consultório

Manter uma boa higiene oral é simples e não requer muito esforço. Alguns cuidados preventivos são suficientes para evitar muitos dos problemas e desconforto nos dentes e boca.

A primeira regra de ouro é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, uma delas sempre antes de se deitar.

Use um dentífrico rico em flúor e, no caso das crianças até aos seis anos, tenha atenção à quantidade de dentífrico.

A escova deve ser de tamanho e dureza adequados, de modo a evitar lesões nos dentes e gengivas. Sem esquecer de a trocar a cada três meses. 

A fita dentária é essencial para retirar os restos de alimentos e bactérias dos espaços entre os dentes e as gengivas. Faça-o uma vez por dia, de preferência ao deitar, antes ou depois da escovagem, consoante a sua preferência. O importante é não saltar este passo. A fita pode ser substituída por escovas de dentes interdentárias, os chamados escovilhões.

Os elixires também ajudam a eliminar a placa bacteriana, mas para fazer a escolha adequada é importante falar com o seu farmacêutico.

Para que a acção dos compostos fluoretados ou antimicrobianos seja mais prolongada, no final da higiene oral não passe a boca por água.

A rotina alimentar tem um papel importante na saúde oral. Por isso, modere o consumo de bebidas e alimentos açucarados, que proporcionam o desenvolvimento de cáries.

Por último, não fume: os seus dentes e gengivas agradecem.

Se tiver dúvidas, aconselhe-se com o seu farmacêutico.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This