34 idosos e 10 profissionais infetados em lar no Porto

4 de Agosto 2020

Cerca de 44 pessoas de um lar do Porto, das quais 34 utentes e 10 profissionais, estão infetadas com Covid-19, registando-se quatro internamentos, disse esta terça-feira à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

A mesma fonte indicou que “foram testados” todos os utentes e profissionais do lar, num total de “225 pessoas (109 utentes e 116 profissionais)”, mas não soube precisar se é já conhecida a totalidade dos resultados aos rastreios.

De acordo com a ARNS, foi na quarta-feira que surgiu o registo do primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na residência sénior Montepio da Rua do Breiner, no Porto.

“A situação começa a ficar controlada”, observou a ARSN, dizendo estar em causa um “foco” de infeção e não um “surto”.

Questionada pela Lusa, a empresa Residências Montepio indicou ter conseguido “isolar a cadeia de contágio”.

“Estamos a manter um controlo rígido e próximo com os residentes, com as equipas e com as famílias”, descreveu a empresa numa resposta escrita enviada à Lusa em que não refere quantos casos de infeção foram detetados na residência do Porto.

A Residências Montepio descreve que, “neste caso específico, que se restringe unicamente à Residência Porto – Rua do Breiner” o primeiro passo dado “foi rastrear a origem e graças a isso foi possível rastrear e isolar as pessoas afetadas.”

“Neste momento, todas as pessoas estão a ser seguidas, as equipas foram substituídas, e reforçados os protocolos de isolamento, estando todas as iniciativas articuladas com as Autoridades de Saúde”, refere.

A empresa diz ainda ter implementado um plano de contingência “que segue as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS)” e que “foi ativado, em todas as Unidades, mesmo antes das recomendações” que permitiu “nos últimos cinco meses” uma “estabilidade quanto à Covid”.

“Ultrapassando as medidas preconizadas pela DGS, implementámos preventivamente: renovação de 100% do ar dentro das Unidades; iniciativas recorrentes de formação/sensibilização de todos colaboradores e prestadores de serviço e testagem reiterada da população residente”, entre outras, acrescenta a Residências Montepio.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 689 mil mortos e infetou mais de 18,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.738 pessoas das 51.569 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novo Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia Impõe Regras Rigorosas para Médicos do SNS

Foi publicado um despacho que estabelece regras rigorosas para os médicos que participam no Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia (SINACC), recentemente implementado no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este despacho visa garantir a transparência, a equidade e a integridade na gestão das listas de espera para consultas especializadas, cirurgias e procedimentos terapêuticos.

Médicos do IPO do Porto ameaçam avançar para tribunal se avaliações não forem urgentemente realizadas

A lentidão na realização das avaliações de desempenho (SIADAP) dos médicos do Instituto Português de Oncologia do Porto está a criar um cenário de discriminação interna e prejuízo financeiro, com ciclos avaliativos por concluir desde 2021. O Sindicato dos Médicos do Norte, que já participou a situação a várias entidades, exige regularização imediata e admite avançar para tribunal se não houver resposta célere

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights