Mário André Macedo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil

Nacionalismo de vacinas não é a solução

08/10/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Nacionalismo de vacinas não é a solução

10/08/2020 | Opinião | 1 comment

Vários centros de investigação por todo o mundo iniciaram uma corrida contra o tempo. Procuram o desenvolvimento de uma vacina credível contra o Sars-Cov-2, que seguindo as recomendações do órgão regulador americano, produza uma proteção efetiva de pelo menos 50%. Ao dia de hoje, existem 27 vacinas já na fase de ensaios com seres humanos, 3 das quais já na fase III de testes, que implica a inoculação de amostras com milhares de indivíduos e avaliar a sua eficácia.

Uma vacina segura e eficaz, dará um contributo essencial ao controlo da pandemia, assim como, irá garantir de forma decisiva o início da recuperação das economias, fortemente atingidas por uma recessão sem precedentes.

Infelizmente perdeu-se uma boa oportunidade de cooperação pelo bem comum. Pelo contrário, foi criada uma situação de competição pela posse de um maior número possível de eventuais vacinas. O que deveria ser um bem público global e acessível a todos, transformou-se numa arma política com milhares de milhões de euros já investidos.

A OMS já alertou para o perigo deste nacionalismo de vacinas. Pode ocorrer uma situação idêntica à gripe pandémica de 2009, em que países com mais recursos compraram praticamente todas as vacinas disponíveis. Sendo a pandemia um problema global, a solução tem que igualmente ser global. As especificidades dos coronavírus, em que há incerteza sobre se a imunidade é duradoura, obrigam a que este modelo de atuação seja repensado. Pode valer pouco vacinar massivamente a população de determinado um país, se o seu vizinho não tiver condições para controlar a situação pandémica.

Garantir a exclusividade de uma futura vacina implica mais do que apenas a sua compra. Como vimos nesta crise de saúde pública, é perfeitamente possível um país impor limites, ou mesmo suspender, a exportação de produtos médicos. De forma a antecipar este possível entrave, os acordos feitos de compra antecipada de futuras vacinas, contemplam a construção de capacidade instalada nos países interessados. Ou seja, parte dos fundos que poderiam estar alocados à investigação, são desviados para criar redundâncias na produção, de forma a evitar a suspensão das exportações. Novamente, o nacionalismo das vacinas prova que apenas produz ineficiências.

Num contexto global de escassez, a corrida às vacinas produz um jogo de soma zero, em que o vencedor imediato obtém apenas uma vitória pírrica. A pandemia será controlada de forma mais célere, se a futura vacina for administrada com o formato o mais eficiente possível. Faz sentido, a vacina estar disponível em primeiro lugar a profissionais da saúde e aos vários grupos de risco acrescido, seja em que país for, que vacinar totalmente a população de um país rico cuja situação epidémica está controlada.

Uma droga inovadora, em contexto de pandemia, é sem dúvida um bem público global. O financiamento com recursos públicos que o desenvolvimento da vacina recebeu, apenas reforça esta afirmação. Como tal, deve estar disponível a todos, de forma rápida e eficiente. Tal como nas restantes dimensões da nossa vida, o caso das vacinas não é exceção: o nacionalismo não é a solução.

1 Comment

  1. Khrystyna Kucher Simões

    Pois bem, infelizmente o bem comum que é uma vacina poderá estar condicionado por um jogo de interesses. Concordo que os profissionais de saúde deveriam ser dos primeiros a receberem a vacina, além das pessoas que pertencem aos grupos de risco.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights