Aliança quer passageiros que entrem nos Açores tragam teste negativo

12 de Agosto 2020

O partido Aliança defendeu esta quarta-feira que todos os passageiros que queiram viajar para os Açores deveriam realizar o teste à Covid-19 na origem, eliminando a possibilidade de realizar o despiste aquando do desembarque na região.

“O teste [à Covid-19] já deveria vir feito de onde o passageiro se desloca. Esse teste deveria ser feito, digitalizado e a Direção Regional de Saúde [deveria] controlar as chegadas dos passageiros para as respetivas residências ou hotéis”, declarou hoje aos jornalistas o presidente do Aliança/Açores, Paulo Silva.

O líder do partido na região falava em Ponta Delgada, no Aeroporto João Paulo II, numa sessão em que também defendeu a realização de testes à Covid-19 para quem quiser viajar de São Miguel para outra ilha açoriana.

Paulo Silva destacou que, devido à existência de um foco de transmissão local em São Miguel, deveria ser obrigatório a realização do despiste nas viagens entre a maior ilha açoriana e as restantes.

O presidente do partido realçou que existem “centenas” de açorianos a circular entre as ilhas do arquipélago, até porque o Governo Regional elaborou um programa, o ‘Viver os Açores’, para promover o turismo interno.

“Nós temos de proteger todos os açorianos. Se temos uma situação dessa natureza, temos de pôr em prática o plano seguinte e o plano seguinte é fazer os testes interilhas”, afirmou.

Paulo Silva realçou que a zona do aeroporto de Ponta Delgada destinada à realização e à apresentação dos testes tem condições de trabalho “horríveis” para os profissionais de saúde que ali trabalham.

O líder do Aliança referiu que todos os passageiros que chegam a São Miguel “passam horas” naquela zona do aeroporto (seja para fazer ou para apresentar o teste à Covid-19), considerando que o Governo Regional “não deveria mudar” a zona, mas sim “acabar” com ela.

“Este é o primeiro foco de pandemia, é aqui mesmo [no aeroporto]. São centenas de pessoas que ficam aglomeradas com teste e sem teste numa situação terceiro-mundista, que poderia ser muito mais bem pensada se agissem em vez de reagissem”, afirmou, referindo-se à atuação do Governo Regional.

Em 4 de agosto, o Governo dos Açores anunciou que iria reorganizar a zona de testes à Covid-19 no Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, de modo a “agilizar” os procedimentos de testagem dos passageiros que desembarcam na ilha de São Miguel.

Os passageiros que chegam aos Açores têm de apresentar um teste negativo à Covid-19 feito nas últimas 72 horas antes do voo ou então ser testados à chegada, aquando do desembarque no aeroporto.

Os Açores contabilizam até hoje 192 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se, atualmente, 27 casos positivos ativos.

Desde o início da pandemia, foram também registadas na região 16 mortes devido à covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights