Reino Unido entra em recessão, com PIB a cair 20,4% no segundo trimestre

12 de Agosto 2020

O Reino Unido entrou oficialmente em recessão esta quarta-feira, pela primeira vez em mais de 10 anos, depois do Produto Interno Bruto (PIB) ter caído 20,4% entre abril e junho, o segundo trimestre consecutivo de contração, foi hoje anunciado.

A National Statistics Office (ONS) indicou que todos os sectores da economia do Reino Unido sofreram uma queda devido ao impacto das medidas de contenção postas em prática pelo Governo para conter a propagação da Covid-19.

De acordo com as estatísticas, a contração no segundo trimestre é a maior alguma vez registada no Reino Unido.

No primeiro trimestre, entre janeiro e março, o PIB do Reino Unido tinha caído 2,2%, mas a recessão económica tornou-se mais pronunciada a partir de abril, uma vez que o país estagnou devido à paralisação económica para conter a pandemia.

Em termos técnicos, a recessão é definida como dois trimestres consecutivos de contração económica.

No entanto, o PIB aumentou 8,7% em junho, quando as medidas de contenção começaram a ser aliviadas, enquanto em maio registou um aumento de 2,4%, mas depois de em abril ter caído 20%, de acordo com dados divulgados hoje pela ONS.

Os setores mais afetados no segundo trimestre foram o alojamento, restaurantes e bares, com uma queda de 86,7%, enquanto o comércio a retalho caiu 20%, os transportes 30%, as atividades científicas e técnicas 20,4% e o setor da educação sofreu uma contração de 34,4%.

O setor da construção caiu 35%, enquanto o industrial caiu 20,2% entre abril e junho.

O responsável pelas estatísticas da ONS Jonathan Athow disse que a recessão causada pela pandemia da Covid-19 levou a uma queda “recorde” no PIB para um trimestre.

“A economia começou a recuperar em junho com a reabertura das lojas, com fábricas a iniciar a produção e o sector da construção a começar a recuperar”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights