Ministro da Energia russo infetado

18 de Agosto 2020

O ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, foi infetado com o novo coronavírus, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro russo, Mikhail Michoustine.

O anúncio surge na véspera da 21.ª reunião por videoconferência do comité ministerial que monitoriza o acordo de redução da produção petrolífera dos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo)/não-OPEP, na qual Alexander Novak deveria participar.

“Infelizmente, Alexander Valentinovich Novak adoeceu com o novo coronavírus”, disse Michoustine, citado pela agência de notícias russa Interfax, durante uma reunião do governo em Blagoveshchensk, no Extremo Oriente russo.

Segundo o primeiro-ministro russo, Novak teve conhecimento que testou positivo para a Covid-19 após a sua chegada a Blagoveshchensk, onde deveria participar na reunião, bem como do lançamento hoje de um gigantesco projeto petroquímico perto da China.

“Ele chegou e partiu para Moscovo”, disse Michoustine.

“Desejamos-lhe uma rápida recuperação de todo o coração”, acrescentou o primeiro-ministro, que também esteve infetado no final de abril, mas já está recuperado.

Entretanto, o porta-voz do Ministério da Energia da Rússia disse à agência de notícias RIA Novosti que o ministro “vai participar na reunião por videoconferência”.

Segundo a agência, vários jornalistas que acompanhavam Mikhail Michoustine na viagem pelo Extremo Oriente russo, que começou na semana passada, também testaram positivo para a Covid-19 e tiveram de voltar a Moscovo.

Muitos oficiais russos foram infetados nos últimos meses com Covid-19, incluindo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, bem como vários ministros e deputados.

Na segunda-feira, a Rússia registou oficialmente 927.745 casos e 15.740 mortes.

Na semana passada, o presidente Vladimir Putin anunciou que uma primeira vacina “bastante eficaz” havia sido desenvolvida na Rússia, mas o anúncio foi visto com ceticismo no resto do mundo, pois a fase final dos testes ainda não havia começado.

Putin disse que a vacina foi registada na Rússia pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Nikolai Gamaleïa, em Moscovo, em parceria com o Ministério da Defesa russo.

Os investigadores ocidentais lançaram, no entanto, dúvidas sobre o anúncio, tendo alguns argumentado que uma vacina desenvolvida à pressa pode ser perigosa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights