Governo dos Açores diz que mais de 500 trabalhadores entraram nos quadros nos últimos dois meses

19 de Agosto 2020

O Governo dos Açores disse esta quarta-feira que nos últimos dois meses um total de 520 trabalhadores ingressaram nos quadros de empresas da região, com o executivo a apoiar financeiramente estas contratações.

Em nota à imprensa, a vice-presidência do executivo, que tutela as áreas económicas e laborais, diz que a Medida Extraordinária de Estabilização de Trabalhadores (MEET), criada excecionalmente no contexto da pandemia de Covid-19, “já permitiu a integração no quadro das empresas de mais 520 açorianos só nos últimos dois meses”.

Destes 520 novos contratos de trabalho, é referido, “a maioria está ligada ao setor dos serviços, com destaque para o comércio por grosso e a retalho, a construção civil, bem como o alojamento e a restauração e similares”.

A Medida Extraordinária de Estabilização de Trabalhadores desenvolve-se em duas vertentes: neste caso, o mecanismo em vigor é a MEET – Converter, que visa apoiar e incentivar a alteração de contratos de trabalho a termo certo em contratos de trabalho sem termo, ou seja, a integração nos quadros das entidades empregadoras.

Esta medida contempla a atribuição de um apoio adicional no montante de seis mil euros por cada trabalhador que esteja contratado a termo certo e que seja integrado no quadro, sendo que o apoio total do Governo dos Açores no caso dos 520 trabalhadores é superior a três milhões de euros.

“Temos conseguido nos Açores manter o nível do emprego. Mas, mais importante que isso, como demonstra esta medida, além de manter, permite também assegurar um emprego mais estável, dando maior segurança e estabilidade aos trabalhadores nas empresas”, diz o vice-presidente do executivo regional, Sérgio Ávila, citado na nota enviada às redações.

De acordo com dados recentes do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), a taxa de desemprego na região no 2.º trimestre de 2020 foi de 4,9%, inferior em 2,3 pontos percentuais relativamente ao trimestre anterior e de 3,3 pontos em relação ao trimestre homólogo, mesmo com o atual contexto de pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights