Moçambique vai investir 1,6 ME na aquisição de vacinas contra febre aftosa

20 de Agosto 2020

O Governo moçambicano vai desembolsar 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) na aquisição de vacinas para imunização de gado nas zonas propensas à febre aftosa, anunciou fonte oficial.

A campanha vai abranger um total de 450 mil animais nas províncias de Manica, Tete, Zambézia, Nampula, Inhambane e Gaza, segundo fonte da Direção Nacional de Desenvolvimento Pecuário, citada hoje pelo diário Notícias.

A campanha, que vai levar pelo menos dois anos, deverá abranger também bovinos que estejam dentro de um raio de 20 quilómetros das áreas de conservação ou na região fronteiriça com a África do Sul, Maláui e Zimbabué.

“A aquisição de vacinas já está em curso”, revelou a fonte da Direção Nacional de Desenvolvimento Pecuário.

Nas últimas semanas, as autoridades em Maputo decidiram proibir o transporte e a concentração de gado para quaisquer fins após o registo de casos de febre aftosa em Magude.

Em 2019, mais de 450 mil animais foram vacinados, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa para os ruminantes e suínos, causada por sete serótipos do vírus do género “Aphtovirus”.

A febre afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública e é endémica em vários pontos do mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights