PSOPortugal lança série digital para doentes com psoríase

20 de Agosto 2020

Com o objetivo de fazer sentir a quem vive com psoríase que a felicidade é possível, a PSOPortugal lançou a iniciativa de sensibilização, “Tens Direito a Ser Feliz: PSOCast” – uma série digital de seis episódios que procura esclarecer todas as questões que os doentes, os seus familiares e amigos e a sociedade ainda têm sobre esta doença. Para acompanhar no Facebook e no Youtube da PSOPortugal.

Dos 200 a 250 mil portugueses que sofrem com a psoríase, cerca de um terço dos doentes está subdiagnosticado e um terço subtratado. Naturalmente, esta falta de informação face à doença, e como viver com ela, leva a que existam muitas dúvidas: O que se passa com o meu corpo? Como saber se tenho psoríase e como aceitá-la? Qual o melhor tratamento? Como devo lidar com os outros e enfrentar os olhares incómodos?

Assim, a PSOPortugal lança a série “Tens Direito a Ser Feliz: PSOCast”,  composta por seis episódios que procuram esclarecer as questões que os doentes e os seus familiares colocaram, nos últimos meses, diretamente através da página digital da campanha. Por outro lado, é também importante que a sociedade se torne mais informada face à doença, pois só assim se conseguirá ultrapassar o estigma e o preconceito que ainda existem.

Para dar resposta às questões colocadas, a iniciativa conta com o dermatologista Paulo Ferreira, com longa e vasta experiência no tratamento da psoríase, que durante cinco episódios dá resposta a questões relacionadas com o que acontece no corpo e principais evidências, o diagnóstico, o relacionamento com os outros, os tratamentos, a resiliência dos doentes e os cuidados a ter. Ajudando assim quem lida com a doença a entender as suas fases e, essencialmente, a aprender a viver com ela, pois a psoríase não tem de ser um “bicho de sete cabeças”.

No seguimento da campanha do ano passado, em que a PSOPortugal contou com o cantor Emanuel como embaixador e “companheiro solidário” que compôs a música “Tens Direito a Ser Feliz”, a série “Tens Direito a Ser Feliz: PSOCast” inclui um sexto episódio onde Emanuel fala sobre a sua experiência familiar com a psoríase e procura estender o seu apoio a outros que procuram superar as mesmas dificuldades.

Os episódios estão a ser publicados no Facebook e Youtube da Associação PSOPortugal.

NR/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights