Kremlin diz que recusa de transferência é decisão “puramente médica”

21 de Agosto 2020

A decisão de rejeitar a transferência do principal adversário político do Presidente russo para o estrangeiro é “puramente médica”, disse esta sexta-feira o Kremlin, depois de um médico ter afirmado que não foi encontrado veneno no corpo de Alexei Navalny.

A recusa de transferir Alexei Navalny, que está nos cuidados intensivos de um hospital da Sibéria depois de se ter sentido mal num avião, é uma decisão “puramente médica”, assegurou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Segundo a mesma fonte, os médicos russos estão a fazer “todos os possíveis para esclarecer as razões do mal-estar do doente e curá-lo”.

Hoje de manhã, um dos médicos que estão a tratar Navalny disse que não foi encontrado “nenhum veneno” no corpo do principal adversário político de Vladimir Putin, adiantando que o doente está nos cuidados intensivos numa condição “ainda instável”.

“Até agora, não foi identificado nenhum veneno no sangue ou na urina [de Alexei Navalny] e não há vestígios de [o veneno] ter estado presente” no corpo, disse Anatoly Kalinichenko, vice-diretor de um hospital de Omsk, onde o ativista está internado.

“Não acreditamos que tenha sido envenenado”, acrescentou, ressalvando que, por lei, não pode divulgar o diagnóstico de Navalny, mas referindo que a família já foi notificada.

Segundo o médico, o estado de Navalny é “ainda instável”, o que não permite sua transferência para outro país, apesar da chegada a Omsk de um avião médico, contratado por uma organização não governamental que espera levar o político para a Alemanha.

Alexei Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, estava numa viagem de avião, de Tomsk para Moscovo, quando se sentiu mal e o avião teve de fazer uma aterragem de emergência em Omsk.

O adversário político de Putin foi internado já em coma e ligado a um ventilador artificial.

Os seus aliados afirmam acreditar que Navalny foi vítima de “envenenamento intencional”, com “algo misturado no chá” que bebeu no aeroporto, antes de embarcar.

A porta-voz de Navalny, Kira Iarmych, declarou, numa mensagem divulgada na quinta-feira na rede social Twitter, que seria “mortalmente perigoso deixá-lo num hospital não equipado em Omsk, com um diagnóstico que ainda não foi feito”.

Por seu turno, o braço direito de Navalny, Leonid Volkov, considerou que se trata de “decisão política e não médica”.

“Eles estão à espera que as toxinas saiam e deixem de ser detetadas no corpo. Não há diagnóstico, não há análise. A vida de Alexei está em grande perigo”, escreveu Volkov no Twitter.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights