Líbano inicia novo período de confinamento devido ao aumento de casos

21 de Agosto 2020

O Líbano inicia esta sexta-feira um novo período de confinamento, após um aumento acentuado de casos de infeção por Covid-19, situação que está a empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema, segundo o Banco Mundial.

As autoridades libanesas decretaram mais duas semanas de confinamento no país, a partir de hoje e até 07 de setembro, após um aumento acentuado do número de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Será também imposto o recolher obrigatório diário das 18:00 às 06:00, segundo o Ministério do Interior.

O Aeroporto Internacional de Beirute funcionará normalmente e as zonas afetadas pelas explosões de 04 de agosto no porto de Beirute serão excluídas das restrições, de acordo com a mesma fonte.

Nas últimas duas semanas, o Líbano registou números recorde de contágios, incluindo um novo pico na segunda-feira, com 456 casos e duas mortes.

O ministro da Saúde, Hamad Hassan, advertiu que os hospitais de Beirute estão agora sobrecarregados com doentes de Covid-19 e um grande número de feridos na explosão no porto. O país está “à beira do abismo”, disse o governante.

Em finais de julho as autoridades libanesas tinham anunciado um reconfinamento temporário em duas fases, mas a segunda fase acabou por ser anulada devido à explosão que matou pelo menos 180 pessoas e feriu mais de 6.500.

A catástrofe veio juntar-se a uma crise económica sem precedentes, amplificada pelo novo coronavírus, que já tinha deixado em dificuldades os hospitais no país de mais de quatro milhões de habitantes.

O país registou oficialmente pelo menos 9.758 casos de Covid-19 até agora, incluindo 107 mortes.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 787.918 mortos e infetou mais de 22,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights