Justiça norte-americana investiga ordens que poderão ter resultado em morte de idosos em lares

27 de Agosto 2020

 O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar informações sobre alegadas “ordens” que poderão ter resultado na morte de milhares de pessoas idosas em vários lares espalhados pelo país, foi esta quinta-feira anunciado.

De acordo com uma missiva enviada pelo Departamento da Justiça, citada pela Associated Press (AP), aos governadores de Nova Iorque, Nova Jérsia, Pensilvânia e Michigan, está em curso uma investigação a alegadas “ordens que poderão ter resultado na morte de milhares de idosos residentes em lares”.

Os procuradores estão a tentar determinar se as ordens estatais que requeriam a admissão de pacientes infetados com Covid-19 em lares poderão ter resultado em mortes.

A investigação está a ser levada a cabo pela divisão de direitos civis, que está a avaliar se as perícias deverão decorrer sob a lei federal de proteção dos direitos das pessoas em lares estatais e outras instalações deste género.

Em causa poderá estar a inadequação destas unidades para conseguir tratar as pessoas de forma adequada e sem as colocar em risco.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (178.524) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 5,7 milhões).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights