Justiça norte-americana investiga ordens que poderão ter resultado em morte de idosos em lares

27 de Agosto 2020

 O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar informações sobre alegadas “ordens” que poderão ter resultado na morte de milhares de pessoas idosas em vários lares espalhados pelo país, foi esta quinta-feira anunciado.

De acordo com uma missiva enviada pelo Departamento da Justiça, citada pela Associated Press (AP), aos governadores de Nova Iorque, Nova Jérsia, Pensilvânia e Michigan, está em curso uma investigação a alegadas “ordens que poderão ter resultado na morte de milhares de idosos residentes em lares”.

Os procuradores estão a tentar determinar se as ordens estatais que requeriam a admissão de pacientes infetados com Covid-19 em lares poderão ter resultado em mortes.

A investigação está a ser levada a cabo pela divisão de direitos civis, que está a avaliar se as perícias deverão decorrer sob a lei federal de proteção dos direitos das pessoas em lares estatais e outras instalações deste género.

Em causa poderá estar a inadequação destas unidades para conseguir tratar as pessoas de forma adequada e sem as colocar em risco.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (178.524) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 5,7 milhões).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights