Peru torna-se no país com maior mortalidade por Covid-19 do mundo

27 de Agosto 2020

O Peru tornou-se na quarta-feira o país com a maior mortalidade do mundo por Covid-19, depois da Bélgica ter corrigido o número de mortes ao subtrair 121 óbitos ao balanço pandémico.

No país sul-americano o surto está longe de ser controlado e centenas de mortes diariamente naquele que é já o sexto país do mundo com mais casos confirmados, acumulando mais de 607 mil infetados.

As 28 mil mortes devido à Covid-19 registadas no Peru traduzem-se numa mortalidade de 85,8 mortes por 100 mil habitantes, um dado que resulta da divisão do número de mortes pela população nacional de 32,6 milhões de habitantes, segundo o dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI).

No Peru, ainda existem milhares de mortes suspeitas por coronavírus que não foram incluídas nos relatórios do Governo.

No total, são mais de 65 mil mortes a mais registadas desde o início da pandemia em relação aos anos anteriores, pois, desde março, as mortes em todo o país aumentaram 120% em relação aos dois anos anteriores.

As mortes suspeitas no Peru somam 10.443, de acordo com o último relatório publicado a 18 de agosto pelo Centro Nacional de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Doenças do Ministério da Saúde.

Sem contar os casos suspeitos e apenas com óbitos confirmados após resultado positivo nos testes de despistagem, o Peru é o nono país do mundo em número de mortes.

Embora os Estados Unidos sejam o país com maior número de óbitos, registando quase 180 mil, a taxa de mortalidade é inferior à do Peru, com 350 milhões de habitantes, o que se traduz em cerca de 54 mortos por 100 mil habitantes.

A mesma situação ocorre no Brasil, segundo lugar na lista em número de mortes, somando 116 mil, mas numa uma população de 210,1 milhões de pessoas, o que se traduz em 55 mortes por 100 mil habitantes.

A letalidade do coronavírus no Peru até agora é de 4,8%, o que significa que quatro em cada 100 pessoas infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 morrem, longe da taxa do México, que é de 10,8%.

No entanto, a taxa de mortalidade no México é quase metade da do Peru, com 49 mortes por 100 mil habitantes.

Depois do Peru e da Bélgica, os próximos países com maiores taxas de mortalidade são o Reino Unido e a Espanha, com 62 e 61 mortes por 100 mil habitantes, respetivamente.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bayer marca presença no Congresso EURETINA com 18 simpósios

A Bayer volta a marcar presença no Congresso EURETINA, que se realiza entre os dias 19 a 22 de setembro, em Barcelona, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Retina. Este ano, a Bayer estará presente com 18 simpósios, entre os dias 19 e 20 de setembro, dando destaque às áreas terapêuticas nas quais a companhia possui tratamentos.

FNAM reúne com partidos políticos para discutir o futuro do SNS

Entre os dias 3 e 18 de setembro, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) reuniu com vários partidos políticos, com o objetivo de discutir soluções para atrair mais médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ouvir as propostas partidárias para a recuperação deste sistema.

Ricardo Baptista Leite é o Primeiro Português Selecionado como Líder Global da Fundação Obama

Ricardo Baptista Leite, CEO da ‘HealthAI – The Global Agency for Responsible AI in Health’, e fundador & presidente da ‘UNITE Parliamentarians Network for Global Health’, foi anunciado como um dos Líderes Globais da Fundação Obama para o biénio 2024-2025, o primeiro português a ser selecionado para o programa ‘Leaders Europe’, que engloba 36 líderes europeus.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights