Brasil com 948 mortos e mais de 44 mil casos em 24 horas

28 de Agosto 2020

O Brasil registou 948 mortos e 44.235 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde, acrescentando que investiga a relação de 2.731 óbitos com a doença.

O país sul-americano totaliza agora 118.649 vítimas mortais e 3.761.391 casos de infeção desde que a pandemia atingiu o Brasil, registada oficialmente em 26 de fevereiro.

Em relação ao número de recuperados, 2.947.250 pessoas diagnosticadas já ultrapassaram a doença no Brasil, sendo que 695.492 infetados continuam sob acompanhamento médico, de acordo com a tutela da saúde.

A taxa de incidência da doença é hoje de 56,5 óbitos e de 1.789,9 casos por cada 100 mil habitantes no país.

Já a taxa de letalidade mantém-se em 3,2%.

O foco da pandemia no Brasil é o estado de São Paulo, que totaliza 784.453 pessoas diagnosticadas e 29.415 vítimas mortais devido ao novo coronavírus, sendo seguido pela Bahia, que concentra 247.853 casos confirmados e 5.178 mortes, e pelo Rio de Janeiro, que totaliza 219.198 pacientes infetados e 15.859 óbitos.

De acordo com um consórcio formado pela imprensa brasileira, que decidiu colaborar na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, o país registou 970 mortes e 42.489 novos infetados nas últimas 24 horas.

No total, o consórcio constituído pelos principais media do Brasil indicou que o país contabiliza 3.764.493 casos e 118.726 vítimas mortais desde o início da pandemia.

O Governo do estado brasileiro do Paraná informou hoje que deve submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, dentro dos próximos 30 dias, o protocolo de validação para a fase três de estudos clínicos da vacina russa no país.

Depois de aprovado, a previsão é que o início dos testes aconteça nos 15 dias seguintes. Deverão ser testadas no mínimo 10 mil pessoas no Brasil, com prioridade para profissionais de saúde, segundo o executivo do Paraná.

Na manhã de hoje, em Brasília, o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, participaram em reuniões com a Anvisa e a Embaixada Russa no Brasil, para agilizar o processo de aprovação dos testes pelos organismos reguladores nacionais.

“A nossa prioridade, agora, é aprovar os estudos clínicos no Brasil. Este é o primeiro passo para a entrada da vacina no país e estamos a trabalhar nisso com muito cuidado, transparência e dentro de todos os parâmetros científicos exigidos”, afirmou o chefe da Casa Civil ‘paranaense’.

Em causa está a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelos cientistas russos, denominada de Sputnik V (o V significa vacina), em referência ao satélite soviético, o primeiro aparelho espacial a ser lançado para a órbita do planeta Terra, disse em 11 de agosto o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

De acordo com Putin, a vacina russa é “eficaz” e superou todas as provas necessárias assim como permite uma “imunidade estável” face à Covid-19.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 826 mil mortos e infetou mais de 24,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights