Vacina da Moderna para a CovidD-19 apresentou resultados provisórios “muito positivos”

28 de Agosto 2020

A Moderna, uma das farmacêuticas em melhor posição na busca por uma vacina para a Covid-19, apresentou resultados provisórios “muito positivos e consistentes com os resultados das coortes nos mais jovens” para a terceira fase de testes da vacina de 100 μg de mRNA-1273.

Segundo a informação distribuída às redações pela empresa, ao 57º dia, os níveis de anticorpos na coorte dos 18 aos 55 anos era de 267. Um número bastante consistente com as coortes dos adultos mais velhos, com idades entre os 56 e os 70 anos, 324; e com a dos idosos com mais de 71 anos, 242. Estes números são particularmente positivos quando comparados com o número de anticorpos de pessoas que recuperaram – 109.

A resposta imunitária gerada é igualmente encorajadora e comparável entre as várias coortes, com os adultos mais velhos e os idosos a chegarem aos n=10, e os jovens a alcançarem os n=45.

Também os títulos de anticorpos neutralizantes e a resposta das células T nas coortes mais velhas foram “consistentes com os relatos nos adultos mais jovens”, apresentando-se a dose de 100 μg “geralmente segura e bem tolerada pelos adultos mais velhos, sem eventos adversos graves”.

A terceira fase do estudo da vacina começou em a 27 de julho e conta com aproximadamente 30 mil participantes. Deve terminar em setembro. A empresa informou também na terça-feira que a Comissão Europeia teria assumido um compromisso de compra de 80 milhões de doses da vacina, com a possibilidade de esticar o número para os 160 milhões de doses de 100 μg.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela ligação entre diabetes e envelhecimento cerebral precoce

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista Diabetes Care, revela que a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão associadas a um envelhecimento cerebral acelerado. No entanto, a boa notícia é que este processo pode ser contrariado através de um estilo de vida saudável

Porque é que a pandemia de COVID terminou tão abruptamente?

Uma nova análise sugere que uma queda dramática nas mortes por COVID-19 entre 2022 e 2023 pode ser atribuída a uma transição de fase abrupta na estrutura molecular da proteína spike (também conhecida como proteína S. É uma estrutura que se projeta da superfície de alguns vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Mpox: RD Congo inicia vacinação contra vírus com 265 mil doses

As autoridades congolesas iniciaram hoje a vacinação contra o vírus monkeypox (mpox), quase dois meses depois de o surto da doença que teve início no Congo ter sido declarado emergência global pela Organização Mundial de Saúde.

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

MAIS LIDAS

Share This