Governo e lares assinam na próxima semana protocolo para equipas de emergência

29 de Agosto 2020

 Governo e instituições sociais devem assinar na próxima semana um protocolo para efetivar a criação de equipas de emergência distritais, recrutadas à Cruz Vermelha, destinadas a dar resposta a eventuais novos surtos de covid-19 em lares.

A informação foi avançada à Lusa pelo presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, depois de o jornal Eco ter avançado esta tarde que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) se prepara para avançar com a medida que prevê que equipas de médicos, enfermeiros e auxiliares possam ser recrutadas e mobilizadas pela Cruz Vermelha, em articulação com a Segurança Social, para responder a novos surtos em lares como os que aconteceram em Reguengos de Monsaraz e no Barreiro.

“São uma espécie de ‘task force’ que vai funcionar em cada distrito, com equipas polivalentes. Quando houver um surto, eles vão lá”, disse à Lusa Manuel Lemos, que adiantou que a assinatura do protocolo, que esteve prevista para hoje, passou para a próxima semana.

Ainda sem conhecer todos os pormenores, o presidente da UMP admitiu que as equipas possam ter em cada distrito uma dimensão ajustada ao número de instituições e de utentes ali existentes.

“Não pode ser igual para todo o lado”, afirmou, fazendo ainda um ponto de situação nos lares das misericórdias, com o lar do Barreiro a ser a única instituição tutelada pela UMP com casos de infeção por covid-19, em mais de 700 estruturas detidas pelas misericórdias, e sem registo de qualquer óbito nesta semana.

À Lusa, o MTSSS esclareceu que serão criadas 18 brigadas no país (uma por distrito).

Estas brigadas serão “compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares de ação direta”, confirmou fonte oficial do ministério, acrescentando que “as equipas serão geridas pela Cruz Vermelha, com quem o Instituto da Segurança Social irá assinar um protocolo na próxima semana”.

“O objetivo será intervir em lares com situações de surtos graves em que seja necessária intervenção de emergência”, acrescentou.

Na informação adiantada pelo Eco já era referido que a Segurança Social vai criar 18 brigadas de intervenção rápida para reforçar temporariamente os recursos humanos nos lares, estando disponível para financiar diretamente essas equipas de emergência, que devem ser compostas por médicos, enfermeiros, ajudantes de ação direta e auxiliares de serviços gerais.

Recrutadas e mobilizadas pela Cruz Vermelha Portuguesa, em articulação com a Segurança Social, serão destacadas para os lares em situação mais vulnerável de resposta a surtos de covid-19 consoante as suas necessidades pontuais, com comprovada carência de recursos humanos motivada pela própria pandemia, mas também instituições onde ocorram surtos e que seja necessário separar utentes.

As equipas devem obedecer às regras das instituições, não se excluindo que Cruz Vermelha e tutela possam determinar também procedimentos a adotar.

O Eco adianta ainda que sempre que sejam chamados a um lar os profissionais destas equipas serão colocados em quarentena e terão de fazer teste de despiste para a covid-19 quando terminarem o trabalho na instituição e antes de poderem ser colocados noutra.

Portugal contabiliza pelo menos 1.815 mortos associados à covid-19 em 57.074 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights