DGS garante que já entregou parecer técnico sobre o Avante! e PCP quer divulgar Plano de Contingência ainda hoje

31 de Agosto 2020

A DGS garante que já entregou o parecer técnico relativo à festa do Avante! junto do PCP, e que não divulgará o seu conteúdo, à semelhança dos outros pareceres técnicos até agora entregues. Num comunicado emitido pelo partido, este garante que o Plano de Contingência será divulgado ainda hoje.

No comunicado divulgado às redações pela DGS pode ler-se que este é um evento diferente dos restantes até agora analisados pela autoridade pública. Isto porque “é um evento com múltiplos espaços e a que se aplicam regras de áreas de restauração, eventos culturais e circulação de pessoas. Na realização de eventos é necessário que estejam assegurados todos os aspetos que permitam salvaguardar não só a saúde dos participantes, mas também da comunidade, como um todo, uma vez que, epidemiologicamente, cada evento comporta riscos”.

Para além disso, “A multivariedade da componente social do evento, assim como a participação de cidadãos de várias gerações, faz com que este seja um evento cuja análise é demorada e mais complexa do que os inúmeros eventos que a DGS tem analisado”.

No final, a DGS garante que não divulgará as conclusões do documento, mas que tal pode ser feito pelo organizador, se assim for entendido.

Num comunicado a que o jornal Observador teve acesso, o PCP garante tornar conhecido o Plano de Contingência ainda durante o dia de hoje.

“Sem prejuízo do registo de recomendações que se acolherão, em função da avaliação concreta do Plano de Contingência apresentado pelo PCP (que ainda hoje será divulgado), este preenche e respeita o conjunto de normas em vigor. Num quadro em que a garantia de proteção sanitária deve respeitar simultaneamente os direitos, liberdades e garantias constitucionalmente consagradas”, terá o partido escrito no comunicado.

No mesmo âmbito, o partido queixa-se ainda do grau de exigência da DGS em relação à organização da festa, uma vez que “o parecer contém em vários domínios graus de exigência maiores do que tem estabelecido para outras iniciativas”.

PR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Linfoma não-Hodgkin é o sétimo tipo de cancro mais frequente em Portugal

Faça bolas de sabão pelo linfoma. Este é o desafio que a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) lança à população portuguesa, no âmbito do Dia Mundial do Linfoma (15 de setembro), com o objetivo de sensibilizar para este tumor do sistema linfático, o 7º tipo de cancro mais frequente no nosso país.

Criação de Colégio da Especialidade de Engenharia Biomédica é “momento marcante para todos” e destaque na Conferência Nacional da ANEEB

Até 11 de setembro, ainda é possível inscrever-se na Conferência Nacional de Engenharia Biomédica. Dirigindo-se aos estudantes, a Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica (ANEEB), Renata Fernandes, disse ao HealthNews que os participantes “não irão ficar arrependidos” e “sairão de lá com mais conhecimentos e contactos”.

Conferência Anual da APLL destaca projetos de apoio a doentes e sobreviventes

“+ pelos doentes, juntos pela saúde”: é o mote da Conferência Anual da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que vai reunir, uma vez mais, doentes, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e o público em geral, a partir das 14h00 deste sábado, 14 de setembro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights