DGS garante que já entregou parecer técnico sobre o Avante! e PCP quer divulgar Plano de Contingência ainda hoje

31 de Agosto 2020

A DGS garante que já entregou o parecer técnico relativo à festa do Avante! junto do PCP, e que não divulgará o seu conteúdo, à semelhança dos outros pareceres técnicos até agora entregues. Num comunicado emitido pelo partido, este garante que o Plano de Contingência será divulgado ainda hoje.

No comunicado divulgado às redações pela DGS pode ler-se que este é um evento diferente dos restantes até agora analisados pela autoridade pública. Isto porque “é um evento com múltiplos espaços e a que se aplicam regras de áreas de restauração, eventos culturais e circulação de pessoas. Na realização de eventos é necessário que estejam assegurados todos os aspetos que permitam salvaguardar não só a saúde dos participantes, mas também da comunidade, como um todo, uma vez que, epidemiologicamente, cada evento comporta riscos”.

Para além disso, “A multivariedade da componente social do evento, assim como a participação de cidadãos de várias gerações, faz com que este seja um evento cuja análise é demorada e mais complexa do que os inúmeros eventos que a DGS tem analisado”.

No final, a DGS garante que não divulgará as conclusões do documento, mas que tal pode ser feito pelo organizador, se assim for entendido.

Num comunicado a que o jornal Observador teve acesso, o PCP garante tornar conhecido o Plano de Contingência ainda durante o dia de hoje.

“Sem prejuízo do registo de recomendações que se acolherão, em função da avaliação concreta do Plano de Contingência apresentado pelo PCP (que ainda hoje será divulgado), este preenche e respeita o conjunto de normas em vigor. Num quadro em que a garantia de proteção sanitária deve respeitar simultaneamente os direitos, liberdades e garantias constitucionalmente consagradas”, terá o partido escrito no comunicado.

No mesmo âmbito, o partido queixa-se ainda do grau de exigência da DGS em relação à organização da festa, uma vez que “o parecer contém em vários domínios graus de exigência maiores do que tem estabelecido para outras iniciativas”.

PR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights