Nelson Ferreira Pires Director Geral e Administrador da Jaba Recordati Portugal, Recordati UK e Recordati Ireland

BLENDED SOLUTION – Plano estratégico para Portugal – o que falta?

09/01/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

BLENDED SOLUTION – Plano estratégico para Portugal – o que falta?

01/09/2020 | Opinião

António Costa chamou um gestor experiente para apresentar um plano de recuperação estratégica do país, no pós-Covid. Confesso que achei uma ideia ótima, mas depois de ler o plano fiquei com mais dúvidas do que certezas. Julgo que um plano deve partir do geral para o particular, deve criar planos táticos da definição estratégica feita e deve aproveitar o que já existe de bom e bem feito. Criar os clusters que o Professor Porter já apresentou há 26 anos ao nosso País. Este gestor apresentou, ao todo, dezenas de propostas em traços gerais categorizadas em dez pontos cruciais: ferrovia, reindustrialização, reconversão industrial, recapitalização das empresas, Estado, turismo, transição energética, saúde, questão social. As principais medidas seguem-se aqui:

1.- No que toca à ferrovia, Costa e Silva considera importante concluir os projetos em curso e modernizar a rede portuguesa, apontando também para a construção de um eixo ferroviário de alta velocidade Porto-Lisboa para passageiros.

2.- Importância de construir um aeroporto para a Grande Lisboa, considerando que esta infraestrutura será importante não só do ponto de vista do turismo, mas também em “muitas outras fileiras económicas”.

3.- Executar a expansão e reforço das redes de Metropolitano de Lisboa e do Metro Ligeiro do Porto.

4.- O alargamento da competitividade do porto de Sines e de outros portos nacionais.

5.- Assegurar uma cobertura adequada de ligações aéreas, nomeadamente no Norte do País. 

6.- Energia do hidrogénio, com um plano “visando orientar, coordenar e mobilizar o investimento público e privado em projetos nas áreas da produção, do armazenamento, do transporte e do consumo e utilização de gases renováveis.

7.- Desenvolverem recursos naturais, e encontrarem, em particular para o lítio, um processo de tratamento que possa aumentar a sua competitividade e gerar valor, utilizando processos de green mining.

 

Qual o motivo da minha desilusão?  Falta definir a SWOT de Portugal, que deve ser a base do nosso plano Estratégico:

1.- Encontraríamos a necessidade da resolução do problema da produtividade baixa do trabalho em Portugal (que têm mais a ver com liderança e organização do trabalho do que com os trabalhadores),

2.- do baixo valor da marca Portugal em diversas áreas onde somos excelentes,

3.- a redução da mão de obra intensiva com a mecanização em sectores tradicionais,

4.- a utilização da IA como factor estratégico,

5.- a redução dos elevados custos energéticos e de comunicação,

6.- resolução dos problemas de tesouraria e descapitalização das empresas,

7.- da falta de financiamento empreendedor,

8.- dos atrasos nos pagamentos do estado que devia dar o exemplo,

9.- do desenvolvimento da Indústria de TIs com a facilidade de atrair empreendedores e técnicos de TIs,

10.- da redução e definição de um plano com estabilidade fiscal,

11.- da agilização e de tornar eficiente o sistema judicial,

12.- da melhoria da qualidade e redução da Administração e do funcionalismo público com a automatização de serviços através das TIs,

13.- da atração do IDE e equilíbrio da balança comercial,

14.- da necessidade do desenvolvimento da economia do mar,

15.- da necessidade do desenvolvimento de centros de I&D e universidades de conhecimento adaptadas aos clusters estratégicos,

16.- da utilização da mão de obra que recebe subsídios para tarefas de interesse público,

17.- da dificuldade de associação e coopetição das PMEs de forma a construir economias de escala,

18.- da internacionalização das empresas e não apenas a dinamização das exportações,

19.- da imposição de políticas públicas e privadas de prevenção da doença e não apenas do tratamento,

20.- da redução do modelo de saúde hospitalocêntrico…

 

Falta, portanto, a base do plano. Que incluísse a agricultura e o sector vinícola; o desenvolvimento da indústria corticeira e do azeite no Alentejo; da aeronáutica no Alentejo e no Porto; da indústria automóvel na bacia de Lisboa e beira alta; da indústria de moldes e do vidro na grande zona Oeste; de desenvolvimento da indústria têxtil, do mobiliário e do calçado no norte e centro com a criação da marca Portugal e estímulo à criação de marcas próprias (em lugar de fabricar para terceiros); do desenvolvimento da criação de ostras e pescado no Algarve e norte do país; a criação do turismo cultural fora das grandes cidades; do estímulo às PMEs do Norte com grande capacidade inovadora e exportadora; da ligação da ferrovia de alta-velocidade com a bitola Europeia e não apenas Lisboa-Porto, mas também do desenvolvimento da linha do Algarve; do desenvolvimento do metro de Lisboa e Porto com o objetivo de reduzir a entrada de carros na capital e estimular o consumo turístico deste transporte com arte e cultura nestes locais… Falta tanta coisa e apenas vejo um plano para gastar dinheiro em grandes projetos que todos já conhecíamos. Para quê investir no hidrogénio antes de todos os outros países quando representamos 0.15% da poluição mundial e o custo da tecnologia é elevadíssimo? Não é melhor esperar e adotar esta tecnologia quando os grandes países o fizerem e o custo é muito mais baixo? Em lugar disso aproveitar para continuar a desenvolver energia verde através do vento, mar, rios, onde já investimos tanto!

 

E o que é que isto tudo tem a ver com saúde? Tudo, pois também deveria incluir como medidas estratégicas neste setor: a criação da indústria do medicamento na zona centro com o fabrico de pequenos lotes para a Europa e que foram transferidos para a China (que são gigantes lotes para Portugal); da atração de doentes de outros países em diversas especialidades onde temos capacidade instalada e competitividade de preço no tratamento a apresentar as seguradoras da Europa; da atração para realização de ensaios clínicos (dado que temos excelentes centros de I&D hospitalares e universitários); da atração dos residentes seniores de outros países com elevado rendimento comparado com Portugal (pela segurança, condições de vida mais baixas, meteorologia, simpatia, mas também por um sistema de saúde eficiente); da integração do sistema de saúde e do “patient journey” por este sistema (com exames, consultas, enfermagem, etc.) através da Tis; mas também da isenção do IRC do valor de novos investimentos das empresas farmacêuticas no País ou do pagamento de mais valias nos empresários de saúde que decidem utilizar o seu capital investido em bolsa para investir em Portugal.

 

É dinheiro de impostos que não existe, um dia vão ser cobrados, dificultando e afugentando os investidores e criando nos que não conseguem ocultar o rendimento, a sensação que “levam o país às costas” e que o estado social falhou, pois penaliza os que pagam impostos (que são menos de 50% dos trabalhadores, se bem me recordo) e que têm de trabalhar até junho para os pagar!!!

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights