Bolsonaro diz que vai retirar cálculo que tem na bexiga “há mais de cinco anos”

2 de Setembro 2020

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na terça-feira que tem um cálculo alojado na bexiga "há mais de cinco anos", e que irá ser submetido a uma cirurgia para o retirar.

“Este cálculo aqui é de estimação. Eu tenho-o há mais de cinco anos. Está na bexiga e é maior que um grão de feijão. E resolvi retirá-lo porque deve estar a ferir internamente a bexiga”, disse Bolsonaro a uma apoiante, em Brasília, segundo o portal de notícias G1.

Na segunda-feira, o canal televisivo CNN Brasil noticiou que o chefe de Estado tinha sido submetido a uma ultrassonografia, em que lhe foi diagnosticado cálculo renal. Contudo, Bolsonaro diz agora tratar-se de cálculo na bexiga.

“Senti um incómodo e fui fazer o exame. Mas estou bem. Isso é coisa da idade”, afirmou Bolsonaro, de 65 anos, ao CNN Brasil na segunda-feira.

O Presidente adiantou ainda que fará uma cirurgia para retirar o cálculo em setembro, mas não avançou uma data para o procedimento cirúrgico, nem o período em que ficará ausente das suas funções.

Desde que assumiu a Presidência brasileira, em janeiro de 2019, Bolsonaro já passou por uma série de cirurgias, devido a um atentado à faca, em 2018, que lhe provocou danos intestinais e uma hemorragia interna grave.

O então candidato presidencial Jair Bolsonaro foi esfaqueado no abdómen em setembro de 2018, durante um comício eleitoral, enquanto estava a ser carregado em ombros pelos seus apoiantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights