Secretário de Turismo da Madeira enaltece decisão do Reino Unido

11 de Setembro 2020

O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, considerou hoje "extremamente importante" que o Governo do Reino Unido tenha mantido o corredor aéreo com a Madeira, desobrigando de quarentena os turistas britânicos que visitam o arquipélago.

“Para nós é extraordinariamente importante porque reconhece o trabalho que aqui foi feito, as opções táticas e políticas adotadas na Madeira”, frisou à margem de uma cerimónia pública.

Para o governante, esta decisão “premeia também todos os profissionais da saúde que se empenharam para que esta fosse a realidade da Madeira e, simultaneamente, todo o setor do turismo que tem resistido a este enorme impacto”.

Eduardo Jesus considerou ainda que esta medida é “extraordinariamente favorável” porque permite o setor do turismo e similares a ficarem “melhores perante esta crise e a manterem os seus postos de trabalho”.

“Satisfaz-nos bastante, é o primeiro reconhecimento de que a política adotada pelo Governo Regional é a política correta, que permitiu não só um verdadeiro controlo da pandemia como também as medidas subsequentes, no que diz respeito ao aeroporto, com o rastreio e a realização de testes à chegada”, acrescentou.

O secretário regional relembrou que o Governo da Madeira sempre reivindicou que qualquer decisão do Reino Unido devia ter por base a “condição epidemiológica da Madeira e não a condição epidemiológica do país”.

O Governo britânico retirou Portugal da lista de países seguros, com exceção das regiões da Madeira e Açores, e a partir de sábado obriga a cumprir uma quarentena de duas semanas ao chegar ao Reino Unido, foi hoje anunciado.

“Através de informação aperfeiçoada, agora temos a capacidade de avaliar ilhas separadas dos seus países continentais. Se chegar a Inglaterra vindo dos Açores ou Madeira, não precisará de se isolar por 14 dias”, escreveu o ministro dos Transportes, Grant Shapps, na rede social Twitter.

De acordo com o ministro, a medida, que também afeta a Hungria, Polinésia Francesa e ilha da Reunião, entra em vigor às 04:00 de sábado em Inglaterra.

Portugal contabilizou hoje 585 novos casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19 e na véspera tinha registado 646, mais do dobro das registadas na terça-feira.

O índice de transmissibilidade efetivo (Rt) encontra-se atualmente nos 1,12, um valor considerado de risco.

A situação epidemiológica de covid-19 em Portugal agravou-se desde meados de agosto, de acordo com um estudo da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), tendo sido registadas 3.909 novas infeções entre 17 e 30 de agosto.

O arquipélago da Madeira não regista nenhum óbito causado pela covid-19 e, desde 16 de março, assinala 178 casos positivos, dos quais 136 são recuperados e 42 mantêm-se ativos.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights