Venda de medicamentos cai 7.2% em agosto

15 de Setembro 2020

O mês de agosto registou uma queda no valor e no número de unidades de medicamentos vendidos no território nacional em relação ao mesmo mês do ano passado -4,4% e -7,2% respetivamente.

Esta tendência é verificada mais acentuadamente no segmento de Consumer Healthcare, que se traduziu na venda de menos 700 mil unidades, correspondente a uma perda monetária no valor de 6,53 milhões de euros, de acordo com a Health Market Research (HMR).

Dentro deste segmento, a quebra nas vendas é justificada através da redução das vendas de produtos sazonais de Personal Care, como protetores solares ou produtos de emagrecimento. Só em agosto deste ano venderam-se menos 17,8% destes produtos em relação ao mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês de julho deste ano, a venda de protetores solares diminuiu quase para metade.

De acordo com os valores apresentados pela HMR, também o segmento Pharmaceutical registou uma quebra em volume de vendas (-7,2%) e valor (-4,4%), relativamente ao período homólogo.

No que diz respeito a medicamentos com necessidade de prescrição médica, tanto os medicamentos de marca como os genéricos apresentam uma quebra de -3,9% e -3,4% em valor, respetivamente. Em volume, venderam-se -6,4% de caixas de medicamentos de marca, e -5,4% de caixas de medicamentos genéricos.

Já para os medicamentos sem necessidade de prescrição, venderam-se em agosto de 2020 -12,6% de unidades. A venda destes medicamentos de marca caiu -11,6%, e os genéricos caíram também 11,6%.

Ainda assim, e apesar das quebras no mercado acumuladas ao longo dos últimos meses, o mercado farmacêutico apresenta uma evolução positiva para os últimos 12 meses, com um crescimento de 1,5% em volume e 3,7% em valor.

NR/João Marques

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights