Comércio em Faro pode permanecer aberto até às 23h00 durante situação de contingência

16 de Setembro 2020

Os estabelecimentos comerciais existentes no concelho de Faro vão poder continuar abertos até às 23:00, mantendo-se os horários de encerramento que vigoravam antes da declaração da situação de contingência, disse esta quarta-feira à Lusa o presidente do município.

“A situação no concelho de Faro mantém-se estável há dois meses e não se justifica estar a restringir horários”, referiu Rogério Bacalhau, sublinhando que a autarquia vai agora estar atenta à evolução da pandemia durante o arranque do ano letivo.

Portugal continental entrou na terça-feira em situação de contingência devido à pandemia de Covid-19, limitando os ajuntamentos a 10 pessoas e com medidas específicas para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

Em todo o continente, segundo o Governo, os estabelecimentos comerciais só podem abrir a partir das 10:00, “com exceções como sejam pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios”, e o horário de encerramento é entre as 20:00 e as 23:00, por decisão municipal.

Na capital algarvia mantêm-se, para já, os horários que já vigoravam no comércio, embora o presidente da autarquia admita reavaliar a situação, caso se justifique, até ao término da situação de contingência, em 30 de setembro.

“Vamos fazer o acompanhamento da situação e se houver necessidade disso, em colaboração com as autoridades de saúde, poderemos vir a restringir horários. Mas, para já, não há nenhuma justificação plausível para fazê-lo”, afirmou.

Entre as medidas decididas no Conselho de Ministros está também a limitação, nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300 metros das escolas, de quatro pessoas por grupo, salvo se forem do mesmo agregado familiar.

Nas áreas de restauração dos centros comerciais também é imposto o mesmo limite máximo de quatro pessoas por grupo.

Os restaurantes podem continuar abertos até à 01:00, podendo receber clientes até às 00:00 para refeições.

O Governo justifica a situação de contingência em todo o território de Portugal continental com o crescimento de novos casos diários de contágio da doença, o início do ano letivo e o aumento expectável de pessoas em circulação, designadamente nos transportes públicos em áreas com elevada densidade populacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights