Sistema Da Vinci apresenta o mais recente sistema de cirurgia robótica no Porto

16 de Setembro 2020

O novo sistema chama-se Vinci Xi (IS4000) e é a plataforma robótica mais avançada para cirurgias minimamente invasivas. A máquina está disponível para uma série de sessões práticas dirigidas a cirurgiões, enfermeiros de bloco operatório e internos de cirurgia de diferentes especialidades no Porto, até dia 19

O novo sistema chama-se Da Vinci Xi (IS4000) e é a plataforma robótica mais avançada para cirurgias minimamente invasivas. A máquina está disponível para uma série de sessões práticas dirigidas a cirurgiões, enfermeiros de bloco operatório e internos de cirurgia de diferentes especialidades no Porto, até dia 19.

As apresentações são conduzidas por um especialista da Excelência Robótica (a empresa que opera em Portugal para a distribuição e implementação do robô da Vinci), que explica as características técnicas do sistema robótico da Da Vinci Xi, as avançadas tecnologias associadas a este equipamento e o simulador virtual de exercícios. Estas sessões estão divididas em duas partes: a primeira consiste numa simulação virtual, para formação do sistema intuitivo de pedais e manipuladores; numa segunda fase, os participantes podem mesmo utilizar a máquina num modelo animal e num modelo pélvico.

O sistema de cirurgia robótica é constituído por três componentes, incluindo uma consola cirúrgica, um carro para o paciente e uma torre de visão. O cirurgião opera a máquina através da consola cirúrgica que controla as pinças em contacto com o paciente e da torre de visão com uma ampliação até 10 vezes. O sistema traduz os movimentos das mãos do médico para os braços do robot eliminando qualquer tipo de movimento involuntário e tremor e permitindo alcançar áreas de difícil acesso reduzindo ainda a fadiga da equipa após longas horas de cirurgia.

Para o diretor ibérico da ABEX, Pablo Diaz, “apesar dos recursos da medicina estarem prioritariamente alocados ao combate à pandemia, há diversas patologias que necessitam de intervenções cirúrgicas urgentes. Nestes casos, a cirurgia robótica pode apresentar vantagens importantes para os sistemas de saúde, permitindo reduzir tempos de internamento, minimizar complicações pós operatórias e aumentar a rapidez de recuperação dos pacientes, o que também contribui para uma melhor alocação dos recursos médicos”.

As inscrições encerraram em agosto deste ano.

CI/NR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights