Novartis vai alargar acesso a medicamentos em países pobres

17 de Setembro 2020

A Novartis anunciou acaba de  nunciar a emissão de 1,85 mil milhões de sustainability linked bonds (SLBs) ligadas aos Objetivos de Acesso para os doentes, reforçando assim as políticas de […]

A Novartis anunciou acaba de  nunciar a emissão de 1,85 mil milhões de sustainability linked bonds (SLBs) ligadas aos Objetivos de Acesso para os doentes, reforçando assim as políticas de Governação Social e Ambiental da farmacêutica, estabelecidas este mês.

É o primeiro título do seu género a ser utilizado na indústria dos cuidados de saúde e culmina numa taxa de juro mais elevada a ser paga aos investidores caso a empresa não consiga cumprir com os seus objetivos de expandir o acesso aos seus medicamentos inovadores e “debruçar-se sobre os principais desafios da saúde global”, como pode ser lido no comunicado enviado às redações.

“Durante décadas, a Novartis tem trabalhado para melhorar o acesso a medicamentos e abraçar os desafios da saúde global. Estamos a trabalhar para apoiar os esforços de saúde global em doenças como a malária e a lepra, para continuarmos a desenvolver nova investigação no campo das doenças tropicais, e para assegurar acesso aos nossos novos medicamentos em países com baixos e médios rendimentos”, disse Vas Narasimhan, CEO da Novartis.

De acordo com a Novartis, aproximadamente dois mil milhões de pessoas vivem em todo o mundo sem acesso a medicamentos básicos e cuidados de saúde, enquanto 100 milhões de pessoas têm dificuldade para pagar as suas despesas médicas todos os anos.

A Novartis tem vindo a tomar alguns passos para duplicar, pelo menos, o alcance dos seus tratamentos em países de médios e baixos rendimentos até 2025.

A farmacêutica quer aumentar também o alcance dos seus programas bandeira de saúde global contra a lepra, malária, doença de Chagas e anemia falciforme pelo menos em 50%, também até 2025. Cumprir com ambos os objetivos deve fazer chegar os medicamentos da empresa a mais 24 milhões de doentes entre várias áreas terapêuticas.

“Este anúncio é mais um passo importante na nossa jornada de integrar medidas de governação ambiental e social no núcleo do nosso negócio, medir o nosso progresso, responsabilizarmo-nos e demonstrarmos a nossa dedicação por fazer o correto em relação à nossa promessa de alargar o acesso global aos nossos medicamentos”, acrescentou o CEO da empresa.

O incumprimento destes objetivos obriga a Novartis a pagar uma taxa de juro superior aos investidores das SLBs. As SLBs (Sustainability Linked Bonds) são títulos financeiros cuja estruturação está anexada a certos objetivos de sustentabilidade ou de Governação Social e Ambiental de uma empresa. Ao emitir SLBs, a empresa compromete-se com certas medidas previamente acordadas em troco de financiamento. Os investidores que adquirem SLBs podem esperar retorno através de juros que incorrem em penalizações caso os objetivos não sejam cumpridos, de acordo com os Sustainability-Linked Bond Principles.

Ver documento AQUI

 https://www.icmagroup.org/assets/documents/Regulatory/Green-Bonds/June-2020/Sustainability-Linked-Bond-PrinciplesJune-2020-100620.pdf)

Texto de João Marques

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights