Conferencia GSK / Vacinação no Adulto e Envelhecimento Saudável: Vacinação é medida importante na prevenção do Covid-19

17 de Setembro 2020

A vacinação é essencial na manutenção de um bom estado de saúde geral e, por isso mesmo, pode ser importante na prevenção contra o Covid-19. Esta foi uma das principais ideias destacadas na conferência de imprensa realizada online pela GSK, “Vacinação no Adulto e Envelhecimento Saudável no contexto da atual pandemia”.

“Manter uma boa saúde geral protege contra o Covid-19. Por isso, uma vacina contra a influenza pode não nos proteger diretamente contra o novo coronavírus, mas contribui para a nossa saúde geral. O mesmo pode ser dito sobre a alimentação saudável ou a prática de exercício físico”, disse Mark Doherty, Senior Manager, Global Medical Affairs na GSK Vaccines, acrescentando mesmo que “tomar a vacina para a influenza regularmente pode prevenir um ataque cardíaco no futuro”, isto porque certas infeções aumentam drasticamente o risco de eventos cardiovasculares, sobretudo nos grupos de risco.

Um outro ponto de discussão durante a conferência foi a necessidade de vacinação na população adulta e a existência de grupos etários que não cumpriram o processo de imunização por falta de vacinação. Para Mark Doherty, as razões são históricas e remontam à criação dos primeiros programas de vacinação criados para combater a mortalidade infantil, mas é também uma questão de mentalidade.

“Os adultos tendem a ir ao médico quando estão doentes, mas somos mais cuidadosos com as crianças, onde [quer os pais ou os sistemas de saúde] investem muito mais em prevenção”, acrescentou o convidado.

Antes do debate, Alberta Di Pasquale, Director of Global Medical Affairs Above Brands and Medical Education Lead na GSK Vaccines, chamou ainda a atenção para a necessidade de levar avante e não interromper os programas de vacinação durante a pandemia de Covid-19. Uma ideia concluída por Mark Doherty, que defende mesmo a necessidade de completar os programas de vacinação para quem tem vacinas em atraso, sobretudo os adultos.

“Um bom ponto de partida seria perguntar ao vosso médico que vacinas devem tomar”, disse Di Pasquale.

A GSK é uma das maiores empresas no ramo, com um portefólio de 30 vacinas certificadas e mais 15 em desenvolvimento atualmente. Em todo o mundo, a farmacêutica emprega mais de 17 mil pessoas.

A conferência de imprensa foi apresentada por François Meurice, Director, Scientific Affairs & Public Health de Vacinas e contou com apresentações de Alberta Di Pasquale e Mark Doherty. Houve também espaço para um debate entre os dois convidados moderado por Anar Andani, Director of Global Medical Affairs Lead for Hepatitis Vaccines na GSK Vaccines.

HN/João Marques

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do INEM definem fronteiras intransigentes para negociação da reestruturação

Os profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica estabeleceram esta quarta-feira as suas condições non negotium para o diálogo com a direção, num clima de apreensão face ao plano de refundação da instituição. A assembleia geral aprovou por larga margem um conjunto de exigências que consideram fundamentais, num movimento que antecede as conversações formais com o conselho diretivo liderado por Luís Mendes Cabral.

OMS reafirma não existir ligação entre as vacinas e o autismo

Uma nova análise de especialistas da Organização Mundial da Saúde sobre a segurança das vacinas concluiu que não existe qualquer relação causal entre as vacinas e as perturbações do espectro do autismo (PEA), indicou a OMS na quinta-feira.

20.º Congresso Português do AVC realiza-se em Braga com organização conjunta da SPAVC e SPNI

O 20.º Congresso Português do AVC será realizado de 28 a 30 de janeiro de 2026, no Espaço Vita, em Braga. Esta edição marca uma novidade significativa, pois é a primeira vez que o evento se realiza na cidade de Braga e sob organização conjunta da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI). 

Hospital de São João apela à doação renal em vida

Mais de 1.800 doentes renais crónicos aguardam por transplante de rim em Portugal, uma realidade que a Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto, quer alterar apelando à doação em vida, disse hoje fonte do hospital.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights