Conferencia GSK / Vacinação no Adulto e Envelhecimento Saudável: Vacinação é medida importante na prevenção do Covid-19

17 de Setembro 2020

A vacinação é essencial na manutenção de um bom estado de saúde geral e, por isso mesmo, pode ser importante na prevenção contra o Covid-19. Esta foi uma das principais ideias destacadas na conferência de imprensa realizada online pela GSK, “Vacinação no Adulto e Envelhecimento Saudável no contexto da atual pandemia”.

“Manter uma boa saúde geral protege contra o Covid-19. Por isso, uma vacina contra a influenza pode não nos proteger diretamente contra o novo coronavírus, mas contribui para a nossa saúde geral. O mesmo pode ser dito sobre a alimentação saudável ou a prática de exercício físico”, disse Mark Doherty, Senior Manager, Global Medical Affairs na GSK Vaccines, acrescentando mesmo que “tomar a vacina para a influenza regularmente pode prevenir um ataque cardíaco no futuro”, isto porque certas infeções aumentam drasticamente o risco de eventos cardiovasculares, sobretudo nos grupos de risco.

Um outro ponto de discussão durante a conferência foi a necessidade de vacinação na população adulta e a existência de grupos etários que não cumpriram o processo de imunização por falta de vacinação. Para Mark Doherty, as razões são históricas e remontam à criação dos primeiros programas de vacinação criados para combater a mortalidade infantil, mas é também uma questão de mentalidade.

“Os adultos tendem a ir ao médico quando estão doentes, mas somos mais cuidadosos com as crianças, onde [quer os pais ou os sistemas de saúde] investem muito mais em prevenção”, acrescentou o convidado.

Antes do debate, Alberta Di Pasquale, Director of Global Medical Affairs Above Brands and Medical Education Lead na GSK Vaccines, chamou ainda a atenção para a necessidade de levar avante e não interromper os programas de vacinação durante a pandemia de Covid-19. Uma ideia concluída por Mark Doherty, que defende mesmo a necessidade de completar os programas de vacinação para quem tem vacinas em atraso, sobretudo os adultos.

“Um bom ponto de partida seria perguntar ao vosso médico que vacinas devem tomar”, disse Di Pasquale.

A GSK é uma das maiores empresas no ramo, com um portefólio de 30 vacinas certificadas e mais 15 em desenvolvimento atualmente. Em todo o mundo, a farmacêutica emprega mais de 17 mil pessoas.

A conferência de imprensa foi apresentada por François Meurice, Director, Scientific Affairs & Public Health de Vacinas e contou com apresentações de Alberta Di Pasquale e Mark Doherty. Houve também espaço para um debate entre os dois convidados moderado por Anar Andani, Director of Global Medical Affairs Lead for Hepatitis Vaccines na GSK Vaccines.

HN/João Marques

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights