Imagens satélite indicam que Coreia do Norte prepara grande parada militar

18 de Setembro 2020

A Coreia do Norte está a preparar uma grande parada militar em Pyongyang para assinalar os 75 anos do partido no poder, em outubro, indicam imagens captadas por satélites norte-americanos.

A confirmar-se, o desfile vai ser organizado numa altura em que se mantêm em vigor as medidas contra a propagação da pandemia de Covid-19 no país.

As imagens foram fornecidas pela Maxar, uma companhia de satélites com sede no Colorado, Estados Unidos, e mostram milhares de pessoas em formação na Praça Kim Il Sung, em Pyongyang, a treinarem um desfile.

O aniversário do Partido dos Trabalhadores assinala-se no dia 10 de outubro.

A Coreia do Norte costuma exibir novos equipamentos militares nos desfiles que marcam as datas relacionadas com o regime.

Pyongyang insiste que o país não regista um único caso de Covid-19, uma declaração muito contestada por especialistas internacionais.

Na segunda-feira, a agência de notícias da Coreia do Norte indicava que o país está a intensificar as medidas contra a crise sanitária.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un apelou à unidade dos 25 milhões de habitantes no sentido de enfrentarem as várias crises, incluindo a pandemia e os estragos provocados pela recente passagem de um tufão.

As sanções impostas pelos Estados Unidos também foram mencionadas.

Em relação à pandemia, a Coreia do Norte encerrou as fronteiras com a República Popular da China em janeiro, o que, segundo os economistas internacionais, vem prejudicar ainda mais a frágil economia norte-coreana.

Esta semana, o governo de Seul disse que a Coreia do Norte está a desenvolver os primeiros mísseis balísticos subaquáticos que devem ser testados no próximo ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights