Imagens satélite indicam que Coreia do Norte prepara grande parada militar

18 de Setembro 2020

A Coreia do Norte está a preparar uma grande parada militar em Pyongyang para assinalar os 75 anos do partido no poder, em outubro, indicam imagens captadas por satélites norte-americanos.

A confirmar-se, o desfile vai ser organizado numa altura em que se mantêm em vigor as medidas contra a propagação da pandemia de Covid-19 no país.

As imagens foram fornecidas pela Maxar, uma companhia de satélites com sede no Colorado, Estados Unidos, e mostram milhares de pessoas em formação na Praça Kim Il Sung, em Pyongyang, a treinarem um desfile.

O aniversário do Partido dos Trabalhadores assinala-se no dia 10 de outubro.

A Coreia do Norte costuma exibir novos equipamentos militares nos desfiles que marcam as datas relacionadas com o regime.

Pyongyang insiste que o país não regista um único caso de Covid-19, uma declaração muito contestada por especialistas internacionais.

Na segunda-feira, a agência de notícias da Coreia do Norte indicava que o país está a intensificar as medidas contra a crise sanitária.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un apelou à unidade dos 25 milhões de habitantes no sentido de enfrentarem as várias crises, incluindo a pandemia e os estragos provocados pela recente passagem de um tufão.

As sanções impostas pelos Estados Unidos também foram mencionadas.

Em relação à pandemia, a Coreia do Norte encerrou as fronteiras com a República Popular da China em janeiro, o que, segundo os economistas internacionais, vem prejudicar ainda mais a frágil economia norte-coreana.

Esta semana, o governo de Seul disse que a Coreia do Norte está a desenvolver os primeiros mísseis balísticos subaquáticos que devem ser testados no próximo ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Como a erva-das-pampas se tornou uma ameaça

A erva-das-pampas é uma espécie vegetal feminina tendo, por acidente da Natureza, passado a produzir sementes e assumido uma condição masculina, que concorre para a sua disseminação descontrolada, explicou uma bióloga especialista em plantas invasoras.

Três mortes em Hong Kong ligadas a nova droga sintética

As autoridades da região semiautónoma chinesa de Hong Kong confirmaram na sexta-feira terem suspeitas de que pelo menos três mortes estão relacionadas com uma nova droga sintética conhecida como ‘petróleo espacial’.

Mpox: OMS vai distribuir 900 mil vacinas em seis países africanos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que irá distribuir 900 mil doses da vacina contra a mpox (varíola dos macacos) em nove países africanos afetados pelo atual surto, que registou este ano 48.000 casos e 1.048 mortos.

MAIS LIDAS

Share This