África regista mais 133 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas

21 de Setembro 2020

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 33.951 nas últimas 24 horas, após o registo de mais 133 vítimas mortais, com as infeções a atingirem os 1.407.680, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se nos 55 Estados-membros da organização mais 8.494 casos de infeção. Os recuperados são agora 1.153.967, mais 5.389.

A África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos: 719.155 e 17.144 respetivamente. A África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza agora 661.211 casos e 15.953 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 299.661 pessoas infetadas e acaba de ultrapassar os 10 mil mortos (10.032) e na África Ocidental o número de infeções é de 172.148, com 2.566 vítimas mortais.

A região da África Oriental tem 159.745 casos e 3.138 mortos, enquanto na África Central estão contabilizados 56.971 casos e 1.071 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.770 mortos e 102.015 infetados e Marrocos contabiliza 1.830 mortos e 101.743 casos. A Argélia surge logo a seguir, tendo agora 1.672 mortos e 49.829 casos. Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 57.242 infetados e 1.098 mortos, e a Etiópia, com 68.820 infetados e 1.096 mortos.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e Moçambique em número de casos. Angola regista 152 mortos e 3.991 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 vítimas mortais e 5.002 infetados), Cabo Verde (51 mortos e 5.257 casos) e Moçambique (43 óbitos e 6.771 infetados).

A Guiné-Bissau mantém os 39 mortos e 2.303 casos desde quinta-feira, enquanto São Tomé e Príncipe mantém igualmente o número de 15 mortes e 908 infetados.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 957.948 mortos e mais de 30,8 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.912 pessoas dos 68.577 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Comissão de Inquério ao INEM  marca votação da calendarização das audições para dia 17 com apelo a triagem rigorosa

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) agendou para a próxima quarta-feira, dia 17, a votação da calendarização das audições, na sequência do recebimento de propostas de diversos partidos. A presidente da comissão, Marta Silva, apelou a uma triagem mais eficiente das entidades a ouvir, de forma a garantir a celeridade dos trabalhos.

Oito vozes juntam-se para exigir ação nacional imediata no combate ao cancro

Num movimento inédito, oito associações da sociedade civil, incluindo as maiores representantes de doentes oncológicos, enviaram uma carta aberta às mais altas figuras da Saúde e do Governo, exigindo uma resposta política urgente, coordenada e sustentada para o cancro. A iniciativa sublinha a emergência de saúde pública que a doença representa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights