Hospital de Bragança vai ampliar unidade de cuidados intensivos

21 de Setembro 2020

O Serviço de Medicina Intensiva de Bragança vai ser ampliado com um investimento de 1,2 milhões de euros que irá duplicar a “curto prazo” o número de camas, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

De acordo com informação divulgada pela entidade responsável pela saúde no distrito de Bragança, este serviço, localidade no hospital de Bragança, o principal da região, “é um dos 16 do SNS (Serviço Nacional de Saúde) alvo do apoio do Ministério da Saúde para a realização, em 2020, de investimentos infraestruturais, com o objetivo de reforço da resposta da Medicina Intensiva”.

O investimento destina-se à ampliação “da área já existente, passando a dispor, a curto prazo, de mais oito camas, num total de 16, de equipamento adicional, nomeadamente ventiladores, seringas e bombas infusoras, suportes rodados, monitores de sinais vitais, entre outros”, explica aquela entidade, em comunicado.

Segundo ainda a ULS do Nordeste, o investimento implica também um “acréscimo de recursos humanos em quatro médicos, 21 enfermeiros e 18 assistentes operacionais”.

Do total de 1,2 milhões de euros para a intervenção, 980 mil são financiados no âmbito do reforço do investimento público no SNS. Este investimento “permitirá à ULS do Nordeste estar preparada para uma melhor resposta à situação da covid-19, mas não só, e estar dotada de uma capacidade acrescida ao nível da prestação de cuidados intensivos e intermédios, convergindo assim com os padrões médios europeus”, esclarece a ULS.

O Serviço de Medicina Intensiva da ULS do Nordeste funciona desde 2016 no hospital de Bragança, o principal da região, – em funcionamento desde 2016 e presta “anualmente assistência a cerca de 350 pessoas”, segundo os responsáveis.

“Esta Unidade Local de Saúde congratula-se, assim, com mais um passo fundamental na prestação de cuidados de qualidade, em condições de segurança e conforto, aos doentes na sua área de abrangência”, refere no comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights