Madeira responsabiliza Ministério da Saúde por problemas no sistema informático do Hospital do Funchal

21 de Setembro 2020

O sistema informático do Serviço de Saúde da Madeira está esta segunda-feira condicionado, afetando prescrições médicas e pedidos de análises no Hospital do Funchal, situação que, segundo a região, se estende a nível nacional e é responsabilidade do Ministério da Saúde.

“O problema que está a afetar o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) está relacionado com a não renovação atempada por parte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) do certificado digital da plataforma da Prescrição Eletrónica Médica (PEM)”, segundo informação enviada hoje à agência Lusa pelo serviço regional de saúde.

O SESARAM assegura ser “alheio” a esta situação, adiantando que o problema “já afeta também outros hospitais a nível nacional”.

Segundo a mesma nota, “além da indisponibilidade da prescrição médica, esta situação está a afetar também o pedido de análises ao laboratório por via eletrónica”.

Na região, “de forma a ultrapassar temporariamente este constrangimento, o Núcleo de Informática do SESARAM procedeu à disponibilização de uma versão anterior de ‘software’ em alguns computadores de vários serviços com a devida indicação aos profissionais sobre a sua utilização”, conclui.

A situação que se verifica no Hospital do Funchal foi hoje divulgada pelo matutino madeirense Diário de Notícias.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Maria Daniela Silva

    Parece que fata um serviço que atende doentes com vários problemas de doença conhecido como porta aberta
    Podem explicar o que é

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights