Miguel Sousa Neves Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde Presidente da Direção da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos

Uma proposta simples para uma doença crónica

09/23/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Uma proposta simples para uma doença crónica

23/09/2020 | Opinião

Já passámos uma fase complexa e praticamente desconhecida nos  1os meses do ano e o Sistema Nacional de Saúde “aguentou-se” como pôde pela resiliência de muitos profissionais de saúde e alguns gestores que fizeram das tripas coração para que não fôssemos uma cópia de Espanha e Itália.

Tivemos o tempo necessário para colocarmos cá fora uma mão cheia de boas ideias para que as instituições comecem a pensar em colocar em prática.

Essa não cheia de boas ideias chegou apenas agora pelo anúncio do Secretário de Estado da Saúde Dr. Lacerda Sales.

Chegou e é melhor que nada mas porque razão não foi possível que isso acontecesse em junho ou até julho? É que esta  parte do projeto é a mais fácil de fazer pois é um programa generalizado que não explica como colocar as medidas em prática no mundo real das instituições de Saúde.

Agora começa o planeamento que será muito difícil de executar atempadamente e impossível em alguns casos e regiões. 

Esperemos que os gestores e os operacionais no terreno- os que no fundo são essenciais para o sucesso do programa- possam mais uma vez superar-se em prol da comunidade.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights