DGO divulga hoje execução orçamental até agosto

25 de Setembro 2020

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta sexta-feira os dados da execução orçamental até agosto, depois de em julho ter registado um agravamento do défice em 7.853 milhões de euros, chegando aos 8.332 milhões de euros (ME).

A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou até julho um défice de 8.332 ME, um agravamento em resultado da pandemia de 7.853 ME face ao período homólogo pelo efeito combinado de contração da receita (-10,5%) e de crescimento da despesa (5,3%)”, informou o Ministério das Finanças há um mês, antes de a DGO divulgar a Síntese de Execução Orçamental.

O agravamento do saldo das contas públicas registado em julho refletiu a quebra da receita e o aumento da despesa devido ao impacto da pandemia no emprego e na atividade económica e às medidas excecionais e temporárias que têm sido tomadas pelo Governo para mitigar a crise social e económica.

Entre janeiro e julho, o Estado arrecadou menos 3.662,8 milhões de euros em impostos, correspondente a uma quebra de 14,6% face ao mesmo período de 2019.

“A receita fiscal líquida acumulada do subsetor Estado continua a ser afetada pelos efeitos da pandemia provocada pela Covid-19 na economia portuguesa, registando no final de julho uma queda de 3.662,8 milhões de euros (-14,6%) face aos primeiros sete meses de 2019”, lê-se na Síntese de Execução Orçamental.

O montante global da receita de impostos arrecadada nestes primeiros sete meses de 2020 é de 21.830,9 milhões de euros. No mesmo período de 2019, a receita fiscal do Estado totalizava 25.571,3 milhões de euros.

Julho foi o segundo mês consecutivo em que a receita fiscal regista uma quebra homóloga na ordem dos 14%.

De acordo com a DGO, até julho a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da Dovid-19, bem como aquelas que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 672,1 milhões de euros e a um aumento da despesa em 1.643,9 milhões de euros, perfazendo um total de 2.316 milhões de euros.

O valor registado até julho relativo à pandemia de Covid-19 é inferior aos 3.774 milhões de euros de perdas relativas a aumento da despesa e redução da receita registados até junho.

Os dados que hoje vão ser divulgados deverão continuar a ser impactados pela pandemia, quer devido ao efeito que esta está a ter na redução do emprego e de rendimentos do trabalho, quer pelas medidas excecionais do lado da receita (diferimento do pagamento de impostos e contribuições) e da despesa (como o ‘lay-off’ simplificado e o seu sucedâneo ou o pagamento a 100% nas baixas por doença causada pelo novo coronavírus) que têm estado a ser adotadas.

Para o conjunto do ano o Governo espera um défice das contas públicas de 7,0%, tal como consta do reporte a Bruxelas do Procedimento por Défices Excessivos (PDE) publicado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Até ao final do primeiro semestre, o défice em contabilidade nacional (a que é relevante as instituições europeias) agravou-se para 5,4%, de acordo com os dados divulgados pelo INE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights