Calçado inadequado põe em causa saúde dos idosos

29 de Setembro 2020

Especialista alerta para importância do calçado para a prevenção de quedas e manutenção da saúde dos idosos. O alerta surge no âmbito do Dia Mundial do Idoso que se assinala na próxima quinta-feira, dia um de outubro.

De acordo com Francisco Oliveira Freitas, podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão a escolha do calçado tem influência da saúde dos idosos. “A sua função não é de todo estética e por isso a escolha deve recair por um calçado que ajude a manter a estabilidade; a proteger o pé e o tornozelo do agravamento de certas doenças, como úlceras no pé – lesões ou feridas ligadas a um dano da pele, unha ou tecidos profundos; e a prevenir quedas e acidentes domésticos.”

É por isso que defende que “o calçado deve adequar-se corretamente à morfologia e ao tamanho dos pés e ao tipo de atividade que se pretende realizar”.

O calçado deve ainda permitir a respiração do pé para precaver micoses – fungos que se desenvolvem e causam infeções na pele e nas unhas.

O especialista explica, por outro lado, que “a adoção de um calçado antiderrapante e com uma sola robusta é indispensável para os idosos, pois faz toda a diferença na prevenção de quedas e acidentes domésticos, e por isso mesmo estes cuidados não devem ser negligenciados. Deve evitar-se calçado de tacão alto e não deve utilizar calçado com a sola desgastada.

Para Francisco Oliveira Freitas, a saúde dos idosos deve ter em conta a visita regular ao podologista, uma vez que “existem doenças que se não forem detetadas e tratadas a tempo podem ter efeitos nefastos na mobilidade dos idosos, na sua postura e consequentemente na sua qualidade de vida.”

PR/HN/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This