Calçado inadequado põe em causa saúde dos idosos

29 de Setembro 2020

Especialista alerta para importância do calçado para a prevenção de quedas e manutenção da saúde dos idosos. O alerta surge no âmbito do Dia Mundial do Idoso que se assinala na próxima quinta-feira, dia um de outubro.

De acordo com Francisco Oliveira Freitas, podologista responsável pelo Centro de Podologia de Famalicão a escolha do calçado tem influência da saúde dos idosos. “A sua função não é de todo estética e por isso a escolha deve recair por um calçado que ajude a manter a estabilidade; a proteger o pé e o tornozelo do agravamento de certas doenças, como úlceras no pé – lesões ou feridas ligadas a um dano da pele, unha ou tecidos profundos; e a prevenir quedas e acidentes domésticos.”

É por isso que defende que “o calçado deve adequar-se corretamente à morfologia e ao tamanho dos pés e ao tipo de atividade que se pretende realizar”.

O calçado deve ainda permitir a respiração do pé para precaver micoses – fungos que se desenvolvem e causam infeções na pele e nas unhas.

O especialista explica, por outro lado, que “a adoção de um calçado antiderrapante e com uma sola robusta é indispensável para os idosos, pois faz toda a diferença na prevenção de quedas e acidentes domésticos, e por isso mesmo estes cuidados não devem ser negligenciados. Deve evitar-se calçado de tacão alto e não deve utilizar calçado com a sola desgastada.

Para Francisco Oliveira Freitas, a saúde dos idosos deve ter em conta a visita regular ao podologista, uma vez que “existem doenças que se não forem detetadas e tratadas a tempo podem ter efeitos nefastos na mobilidade dos idosos, na sua postura e consequentemente na sua qualidade de vida.”

PR/HN/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights