1.ª Edição do ID Clinical Cases da MSD promove discussão multidisciplinar

30 de Setembro 2020

Submissão de casos clínicos decorre entre 01 de outubro e 13 de dezembro

A MSD Portugal está a promover a 1.ª edição do ID Clinical Cases, uma iniciativa que tem como objetivo recolher, selecionar e divulgar, junto da classe médica nacional, os melhores casos clínicos, em três áreas de interesse: Infeção por bactérias de Gram negativo multirresistentes, Doença Hepática e Infeção por Citomegalovírus (CMV). A partir de uma plataforma digital única (www.idclinicalcases.pt), que permite a submissão de casos clínicos por área de interesse, os profissionais de saúde interessados poderão submeter o seu caso até ao dia 13 de dezembro.

Dadas as suas especificidades, existe uma necessidade crescente de abordar o estado de arte dos cuidados de saúde prestados no âmbito da Infeção por bactérias de Gram-negativo multirresistentes, da Doença Hepática e da Infeção por CMV. Neste sentido, a MSD, através deste projeto pioneiro, desenvolvido em parceria com diversas sociedades científicas, pretende estimular a partilha de conhecimento teórico e prático e a discussão multidisciplinar entre especialistas, promovendo, desta forma, o aperfeiçoamento dos cuidados de saúde prestados aos doentes.

A avaliação e seleção dos casos clínicos será feita de forma independente pelo Comité Científico de cada uma das áreas, tendo em consideração critérios como a pertinência do caso clínico; a sua originalidade; o rigor científico; o impacto que o caso clínico tem no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes e o raciocínio clínico.

Deste modo, a avaliação dos casos relacionados com a Doença Hepática estará a cargo dos especialistas: Prof. Doutor Armando Carvalho, Prof. Doutor Guilherme Macedo, Dra. Liliana Carvalho, Dra. Paula Peixe e Prof. Doutor Rui Tato Marinho. No que diz respeito à Infeção por CMV, o Comité Científico será constituído pela Dra. Ana Lebre, pelo Prof. Doutor Aníbal Ferreira e Prof. Doutor Manuel Abecasis. Por fim, a avaliação e seleção dos casos clínicos relacionados com Infeções por bactérias de Gram-negativo multirresistentes será da responsabilidade dos especialistas: Dra. Cláudia Nazareth, Dra. Ernestina Reis, Prof. Doutor Filipe Froes, Dr. Paulo Mergulhão e Prof. Doutor Pedro Póvoa.

Para mais informações e consulta do regulamento aceda AQUI:

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights