16 profissionais de saúde do Hospital de Évora em confinamento

30 de Setembro 2020

Um total de 16 profissionais de Saúde do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) está em confinamento profilático em casa, devido a contacto com um doente que testou positivo para a Covid-19, revelou esta quarta-feira a unidade.

O conselho de administração do HESE, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, precisou que os “16 profissionais de saúde sob vigilância epidemiológica ativa” são “cinco médicos, quatro enfermeiros, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, três assistentes operacionais e três assistentes técnicos”.

“Os profissionais não inspiram cuidados, estão no domicílio e realizarão os testes” ao novo coronavírus no dia 04 de outubro, isto é, no próximo domingo, “conforme o que está preconizado no plano de contingência do Serviço de Saúde Ocupacional do HESE”, assinalou.

Segundo a unidade hospitalar, esta situação é decorrente da entrada de um doente com paragem cardíaca no Serviço de Urgência do HESE, na madrugada de segunda para terça-feira, que foi assistido por estes profissionais.

O doente realizou o teste à Covid-19, após a assistência de emergência, “e infelizmente o teste veio a revelar-se positivo”, revelou o conselho de administração hospitalar.

O Serviço de Saúde Ocupacional do HESE, “de imediato, ativou o plano de contingência” e iniciou “os procedimentos de avaliação de risco dos colaboradores, assim como o pedido de testes e isolamento dos contactos diretos, apesar de terem sido cumpridas todas as normas de proteção dos profissionais”.

O doente assistido encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos Covid do hospital e, “ao longo do dia, as instalações por onde passou foram devidamente desinfetadas para garantir as condições de segurança aos doentes e profissionais”.

O conselho de administração esclareceu ainda que “todos os serviços do HESE estão a funcionar com normalidade” e que os utentes devem dirigir-se à unidade “com toda a confiança, respeitando e cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde”.

O distanciamento físico, a higienização das mãos e o uso de máscara cirúrgica são medidas obrigatórias nas instalações do hospital.

Portugal contabiliza pelo menos 1.963 mortos associados à Covid-19 em 74.717 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças digestivas mais comuns

Um sistema digestivo equilibrado contribui para a absorção adequada dos nutrientes e o bom funcionamento do organismo.

Vila Nova de Gaia será palco da 18.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da SPMI

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de Vila Nova de Gaia será palco da 18.ª Reunião do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM), organizada pela equipa de Gaia e presidida por Pedro Caiano Gil, um dos elementos dinamizadores do NEDM. Esta edição marca uma mudança significativa na organização, afastando-se da alçada direta do secretariado, como tem sido habitual nos últimos anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights