Durante o confinamento: estudantes usaram os telemóveis mais de 8 horas por dia

1 de Outubro 2020

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Sevilha (Espanha) mostra que os estudantes universitários fazem uma utilização excessiva dos telemóveis.

Este trabalho relaciona o número de horas que os jovens passam sentados, o seu nível de atividade física e o seu estado de espírito com a utilização de telemóveis. Os estudantes com níveis mais baixos de atividade física utilizaram os seus telemóveis quase três vezes mais do que os restantes. Aqueles que relataram pior qualidade de sono também utilizaram mais estes dispositivos.

Outra publicação recente do mesmo grupo de investigação vai mais longe nesta mesma linha, sugerindo que os jovens (estudantes universitários com idades compreendidas entre os 20 e os 36 anos) utilizaram o seu telemóvel 6h/dia em média antes do confinamento e passaram a utilizá-lo mais de 8h/dia em média durante o confinamento. “Estes dados são muito preocupantes se olharmos para as provas científicas que mostram que um elevado número de horas sentados (mais de 8h/dia) ou a utilização excessiva de dispositivos de visualização (3-4h/dia) estão associados a um risco acrescido de mortalidade”, refere o Prof. Borja Sañudo.

As conclusões da investigação mostram que as medidas de contenção adotadas durante a Covid-19 tiveram um forte impacto nos hábitos deste grupo populacional, especialmente nos seus níveis de atividade física, que diminuíram significativamente, mas também no seu próprio estilo de vida sedentário, aumentando o tempo em que permaneceram sentados (aproximadamente 6h/dia, em média, antes do confinamento e cerca de 10h/dia durante). Estes maus hábitos tiveram um impacto negativo na saúde destes jovens, agravando significativamente a qualidade do sono.

Estudos como estes sublinham a necessidade de estabelecer medidas para alterar o estilo de vida sedentário, contribuindo para o aumento dos níveis de atividade física e uma redução na utilização de telemóveis, de modo a melhorar a saúde da população.

AQG/NR/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights