Mais uma funcionária infetada com Covid-19 no lar da Misericórdia de Bragança

2 de Outubro 2020

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, revelou esta sexta-feira que há mais uma funcionária positiva no lar Santa Isabel da Santa Casa da Misericórdia, elevando para 50 o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Este caso diz respeito ainda aos testes realizados na terça-feira aos 52 utentes do lar e funcionários e cujos resultados têm sido comunicados “aos poucos” pelos laboratórios à autoridade de saúde e à instituição, como confirmaram à Lusa fontes destas entidades.

O presidente da Câmara de Bragança está a coordenar a situação, enquanto responsável municipal pela Proteção Civil, e fez hoje uma atualização à Lusa, indicando que, além dos 27 utentes e seis funcionários confirmados na noite de quarta-feira, e os 16 utentes na tarde de quinta-feira, há ainda mais uma funcionária que testou positivo.

Dos 52 utentes deste lar, 43 testaram positivo, nove deram negativo e sete funcionários também estão positivos, totalizando 50 casos de infeção, todos “sem sintomas”, segundo as autoridades locais.

De acordo com Hernâni Dias, aguardam-se agora os resultados de outros testes para “perceber se o surto está contido neste lar ou se já se propagou a outros espaços da instituição”.

Fonte da Misericórdia disse, na quinta-feira à Lusa, que nesse dia já foram realizados testes aos 44 utentes de outro lar, o de Santa Teresa, cujos resultados deverão ser conhecidos hoje ou no sábado de manhã.

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança tem três lares com 166 utentes e 45 funcionários que funcionam divididos num mesmo edifício integrado num complexo, na cidade de Bragança, com outras respostas sociais como cuidados continuados e jardim-de-infância e primeiro ciclo.

O surto no lar Santa Isabel foi descoberto depois de, há alguns dias, uma funcionária ter testado positivo, o que levou a autoridade de saúde a testar todos os utentes deste espaço.

A direção da Misericórdia foi informada, na quarta-feira à noite, que 27 utentes e seis funcionários tinham testado positivo.

A instituição já tinha “montado toda a logística” para transferir os negativos quando, ao final da tarde de quinta-feira, soube que eram mais 16 os utentes infetados, a que se junta agora mais uma funcionária.

Fonte da Saúde Pública confirmou à Lusa que os resultados dos testes feitos na terça-feira não foram transmitidos todos ao mesmo tempo e que tem tudo a ver com o laboratório que os analisou, sem precisar se o laboratório é o da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste ou do Instituto Politécnico de Bragança, as duas entidades que fazem este trabalho na região.

A Santa Casa da Misericórdia acabou por cancelar a transferência para um hotel da cidade dos idosos que tinham testes negativos porque, em vez de 25, são apenas nove os utentes que não têm infeção e a instituição garante ter condições para os manter em segurança nas instalações.

O número de casos de infeção pelo novo coronavírus disparou nas últimas semanas no distrito de Bragança e atingiu na quinta-feira os 753 confirmados oficialmente desde o início da pandemia, sendo que destes estão ativos 232 nos 12 concelhos da região.

Desde maio que não havia mortes associadas à covid-19 na região, com o número a permanecer nas 24 até subir para 28 no mês de setembro, segundo os dados oficiais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.977 pessoas dos 76.396 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights