Utentes do Porto exigem retoma de todas as consultas presenciais nos centros de saúde

2 de Outubro 2020

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) Porto exigiu esta sexta-feira a retoma urgente de todas as consultas presenciais dos médicos de família nas unidades de cuidados primários, que foram limitadas na sequência da Covid-19.

“Uma consulta via telefone, internet ou pelo ‘postigo’ não é a mesma coisa”, afirma o MUSP, considerando “lamentável e de todo injustificável” que, à data, centros de saúde e unidades de saúde familiares “continuem a dar preferência” aos atendimentos através de telefone ou por vias informáticas.

“Não podemos deixar que a situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continue como está e se agrave ainda mais. Exigimos a rápida reposição do atendimento presencial, mas também o reforço de meios humanos e materiais na sua globalidade”, acrescenta o movimento, em comunicado.

Manter a atual situação significa, de acordo com o MUSP, um afluxo desmesurado às urgências hospitalares e sobrecarrega os orçamentos de pessoas com baixos rendimentos, obrigando-as a recorrer a serviços médicos privados.

“Pagam a consulta, mas como os preços são elevados, os utentes mais carenciados raramente passam à segunda ida ao médico”, observa.

Para o MUSP, a prestação dos serviços permanentes de saúde aos utentes “não pode, nem deve ficar refém da exigência da necessária intervenção no quadro da Covid-19”, a pandemia que só em Portugal já matou quase duas mil pessoas, condicionou os atendimentos relacionados com outras patologias e obrigou a reafetar funções de muitos profissionais do SNS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights