Lar de Viseu regista 29 casos positivos

4 de Outubro 2020

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje que há, pelo menos, 20 infetados com covid-19 no Lar do Rio Dão, freguesia de Fragosela, 20 são utentes e nove são funcionários.

“Os dados de hoje apontam para 20 positivos nos utentes, nove nos funcionários, ao todo são 29 os testes positivos nesta instituição privada que tem 34 utentes e 20 funcionários”, adiantou à agência Lusa António Almeida Henriques.

O presidente da Câmara afirmou que “os restantes elementos estão em isolamento, por uma questão preventiva, até porque, apesar de haver 13 testes negativos não quer dizer que sejam negativos, hoje são, amanhã podem não ser e há um inconclusivo”.

“Neste momento, as autoridades de saúde estão a fazer o trabalho que tem de ser feito, junto da comunidade, para ver se encontra linhas de contágio, designadamente dos funcionários desta instituição” do concelho, referiu.

António Almeida Henriques explicou que no sábado “houve uma reunião de emergência, assim que foram detetados os casos e, imediatamente, a proteção civil municipal agiu de imediato ajudando no terreno e a isolar os casos positivos e a desinfetar o local”.

“Encontrámos ainda ontem [sábado] solução para cinco casos mais periclitantes. Um acabou por ser hospitalizado, dois foram alojados numa outra instituição em Viseu, um foi para casa de família e um outro encontrou-se uma solução dentro da própria instituição”, contou.

Neste sentido, o presidente da Câmara disse que a Segurança Social ativou a equipa de intervenção rápida, constituída por um enfermeiro e cinco auxiliares”, mas apontou de imediato para “uma das fragilidades do sistema”.

“Estas equipas de intervenção rápida não podem funcionar até às 20:00, porque estamos a falar de uma população extremamente frágil que já tem uma complexa situação. A situação tem de ser mais controlada do que o que está, porque encontrou-se uma solução para as primeiras 24 horas, mas é preciso encontrar respostas mais permanentes para as próximas 24 horas e seguintes”, considerou.

Almeida Henriques afirmou que “é preciso encontrar uma solução permanente de resposta social” e, neste sentido, defendeu que “a segurança social deve assumir a direção técnica da instituição, uma vez que colapsou” a existente, a qual “mostrou uma grande fragilidade na resposta”.

“Se colapsou, cabe às entidades sociais encontrar uma solução estável e para além de estável, tem de ter equipas de intervenção a funcionar 24 horas e a fazer prevenção”, exigiu António Almeida Henriques que quer “com isto evitar que muitos dos casos acabem no hospital e colapse o sistema hospitalar”.

Segundo o autarca, “se a instituição já contabiliza 29 casos, certamente vai haver ramificações na comunidade” e, por isso, exige que “se assegure uma resposta sanitária e de saúde na instituição e isso cabe às instituições de nível regional e nacional”.

Em Portugal, morreram 1.995 pessoas dos 78.247 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do INEM definem fronteiras intransigentes para negociação da reestruturação

Os profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica estabeleceram esta quarta-feira as suas condições non negotium para o diálogo com a direção, num clima de apreensão face ao plano de refundação da instituição. A assembleia geral aprovou por larga margem um conjunto de exigências que consideram fundamentais, num movimento que antecede as conversações formais com o conselho diretivo liderado por Luís Mendes Cabral.

OMS reafirma não existir ligação entre as vacinas e o autismo

Uma nova análise de especialistas da Organização Mundial da Saúde sobre a segurança das vacinas concluiu que não existe qualquer relação causal entre as vacinas e as perturbações do espectro do autismo (PEA), indicou a OMS na quinta-feira.

20.º Congresso Português do AVC realiza-se em Braga com organização conjunta da SPAVC e SPNI

O 20.º Congresso Português do AVC será realizado de 28 a 30 de janeiro de 2026, no Espaço Vita, em Braga. Esta edição marca uma novidade significativa, pois é a primeira vez que o evento se realiza na cidade de Braga e sob organização conjunta da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI). 

Hospital de São João apela à doação renal em vida

Mais de 1.800 doentes renais crónicos aguardam por transplante de rim em Portugal, uma realidade que a Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto, quer alterar apelando à doação em vida, disse hoje fonte do hospital.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights