Análise dos esgotos mostra forte aumento do coronavírus em Estocolmo

7 de Outubro 2020

O coronavírus está novamente a espalhar-se em Estocolmo e arredores, de acordo com as medições de RNA da Covid-19 em esgotos locais, que estão a ser realizadas no “KTH Royal […]

O coronavírus está novamente a espalhar-se em Estocolmo e arredores, de acordo com as medições de RNA da Covid-19 em esgotos locais, que estão a ser realizadas no “KTH Royal Institute of Technology”. O nível de RNA detetado nas águas residuais está a regressar a níveis que não eram vistos na capital sueca desde maio.

O KTH está a fornecer resultados preliminares da análise semanal dos esgotos como sistema de alerta precoce para o ressurgimento de infeções, antes que os indivíduos que foram infetados possam ser testados.

“Os dados de agosto e setembro mostram que não se trata apenas de mais testes (de indivíduos), na verdade é porque há mais vírus na população”, diz a investigadora Zeynep Cetecioglu Gurol, microbiologista e engenheira de águas residuais do KTH.

“Temos a certeza de que agora há mais vírus a circular na população”, diz Cecilia Williams. De acordo com a investigadora, a equipa vai publicar a sua metodologia de deteção e análise nas próximas semanas.

Foram recolhidas amostras de três estações de tratamento de águas residuais regionais desde abril, quando o surto inicial teve início em Estocolmo. Após concentração, filtragem e preparação, as amostras foram analisadas utilizando a técnica qPCR para material genético (RNA) pertencente ao vírus SARS-CoV-2, que é conhecido por causar a pandemia de Covid-19.

Os resultados são um importante acréscimo aos registos dos testes da infeção e das admissões em cuidados intensivos que, tomados em conjunto, dão uma melhor compreensão da dinâmica regional da pandemia, diz David Nilsson, professor associado e diretor do Centro da Água do KTH.

“Só precisamos de testar um punhado de amostras por semana para obter informações sobre o desenvolvimento”, diz Cetecioglu-Gurol. “Os vestígios do vírus podem desaparecer do nariz e da garganta relativamente depressa, mas o vírus é excretado nas águas residuais durante um período de tempo mais longo”.

Nilsson diz que a equipa de investigação tem estado em contacto com os hospitais locais, que consideram os indicadores de alerta precoce cruciais para a sua preparação.

Mais informação AQUI:

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights