Opositor russo pede à Europa que sancione altos funcionários próximos de Putin

7 de Outubro 2020

Alexei Navalny pediu esta quarta-feira aos europeus que vão mais longe nas sanções à Rússia, proibindo a permanência no seu território de “oligarcas e altos funcionários” que formam “o estreito círculo” de Vladimir Putin.

“As sanções contra todo o país não estão a funcionar. O mais importante é banir os beneficiários do regime e congelar os seus ativos. Os oligarcas e altos funcionários, o círculo mais fechado de Putin”, disse Navalny em entrevista ao diário alemão Bild.

Navalny referiu-se a essa elite como aqueles que “assassinam pessoas porque querem permanecer no poder”.

“Eles desviam dinheiro, roubam bilhões e, nos fins de semana, vão a Berlim ou Londres, compram apartamentos caros e sentam-se em cafés”, lamentou.

Após o envenenamento, o chefe da diplomacia europeia Josep Borrell levantou a possibilidade de uma “lei Navalny” como veículo para novas sanções contra Moscovo. A Alemanha também disse que estava a considerar medidas punitivas.

A questão das sanções foi reavivada após o anúncio, na terça-feira, da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) de que uma substância do tipo Novichok tinha sido encontrada no corpo do ativista russo.

Três laboratórios europeus já haviam concluído que Navalny foi envenenado com esse agente nervoso do tipo Novichok, projetado para fins militares na época soviética.

Um crítico feroz do Kremlin, Alexei Navalny começou a sentir-se mal a bordo do avião que fazia a rota entre Tomsk, na Sibéria, e Moscovo, no passado dia 22 de agosto, acabando por entrar em coma tendo sido mais tarde transferido para um hospital de Berlim, a pedido da família.

Navalny foi tratado num hospital de Berlim e continua recuperar na capital alemã.

Berlim reagiu ao anúncio da OPAQ afirmando que “o uso de armas químicas é um ato sério que não pode ficar sem consequências”.

“Este uso de armas químicas deve ser motivo de preocupação para o Ocidente”, sublinhou Navalny na entrevista.

“Se conhecemos os ataques químicos que falharam, não temos ideia do número de assassinatos bem-sucedidos”.

O oponente também criticou duramente o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder, que trabalha numa subsidiária da companhia de gás russa Gazprom e próximo de Vladimir Putin.

“Schröder é o fantoche de Putin, que protege os assassinos”, criticou Navalny, acusando o ex-líder social-democrata de ser “o lobista de Putin” e de receber “dinheiro secreto” “roubado” da população russa, contribuindo assim para o empobrecimento do país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights