Brasil atinge cinco milhões de infetados por Covid-19

8 de Outubro 2020

O Brasil atingiu esta quinta-feira os cinco milhões de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (5.000.694) e totaliza 148.228 mortes desde o início da pandemia, informou hoje o executivo brasileiro.

Desse total, 734 óbitos e 31.553 infetados foram contabilizados nas últimas 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

As autoridades de Saúde investigam ainda a possível relação de 2.482 óbitos com a Covid-19, doença que apresenta uma taxa de letalidade de 3% no país.

Com mais de cinco milhões de cidadãos infetados, o Brasil ocupa a terceira posição mundial na lista de países com maior número total de casos, apenas atrás dos Estados Unidos (mais de 7,5 milhões) e da Índia (6,7 milhões).

Já em relação ao número total de vítimas mortais, o Brasil, país com cerca de 212 milhões de habitantes, está em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos (cerca de 211 mil óbitos).

No momento, a taxa de incidência da doença causada pelo novo coronavírus no país sul-americano é de 70,5 mortes e de 2.379,6 casos por cada 100 mil habitantes.

No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, 4.391.424 pessoas diagnosticadas recuperaram da doença, enquanto que 461.042 infetados estão sob acompanhamento médico.

O Brasil confirmou seu primeiro caso em 26 de fevereiro, no estado de São Paulo, onde um quinto das infeções do país foram registadas, e onde o isolamento social já foi amplamente relaxado.

São Paulo, foco da pandemia no país, tem agora 1.016.755 de casos de infeção, sendo seguido pela Bahia (319.981), Minas Gerais (313.032) e Rio de Janeiro (277.439).

As unidades federativas com mais mortes são São Paulo (36.669), Rio de Janeiro (18.969), Ceará (9.094) e Pernambuco (8.379).

Nenhuma das 27 unidades federativas do país apresenta uma taxa de incidência da doença inferior a mil casos por 100 mil habitantes.

Já um consórcio formado pela imprensa brasileira, que colabora na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, anunciou que o país somou 733 vítimas mortais e 31.404 infetados nas últimas 24 horas.

No total, o consórcio constituído pelos principais media do Brasil revelou que o país contabiliza 5.002.357 casos e 148.304 vítimas mortais, desde o início da pandemia, registada no país em 26 de fevereiro.

Contudo, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, assegura que a pandemia já infetou no Brasil seis vezes mais pessoas do que os números divulgados pelo Ministério da Saúde, segundo o jornal O Globo.

Na estimativa do reitor, a Covid-19 já atingiu 30 milhões de pessoas no país sul-americano, tendo em conta o levantamento EpiCovid-19, que Pedro Halal coordena, e que já realizou testes rápidos de coronavírus em 133 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Porém, de acordo com o estudo, o perfil dos infetados está a mudar. Numa primeira fase, as principais vítimas eram da população economicamente ativa. Agora, segundo Hallal, são de “grupos etários extremos”, compostos por jovens e idosos que estão a abandonar a quarentena. Contudo, as pessoas com baixos rendimentos continuam a ser as mais vulneráveis face ao vírus, no Brasil.

Em geral, a população brasileira assumiu a presença do novo coronavírus nas sua rotina diária e abandonou o isolamento social, num movimento estimulado pelo negacionismo do Presidente, Jair Bolsonaro, e pelos governos estaduais e municipais, que têm em marcha planos de reabertura da economia, confiando na chegada de uma vacina ao país no final do ano.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights