Jornais internacionais realçam civismo e Covid-19 no debate entre Kamala Harris e Mike Pence

8 de Outubro 2020

As notícias e editoriais dos jornais internacionais destacam o civismo do debate entre Kamala Harris e Mike Pence quando comparado com o confronto entre Donald Trump e Joe Biden e destacam a crise sanitária como assunto central. 

O jornal New York Times considera que a “pandemia” marcou o debate entre a senadora Kamala Harris e o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, sendo que a edição digital do jornal destaca que a candidata democrata à vice-presidência dos Estados Unidos “acusou” a Administração e o presidente Donald Trump de falhanço quanto às medidas sanitárias contra a epidemia global da Covid-19.

A edição eletrónica do Washington Post escreve que durante o debate foram colocadas muitas questões, mas as respostas “foram poucas”.

O mesmo jornal refere que o debate, realizado em Salt Lake City e moderado pela jornalista do US Today, Susan Page, contou como uma “pequena assistência” de pessoas que levavam máscaras sanitárias.

“Os candidatos debateram os novos dados sobre o coronavírus, o balanço de óbitos e o teste positivo do presidente Donald Trump. Os candidatos também trocaram críticas sobre economia, emprego, impostos, política externa e também as questões raciais com Pence, por vezes, a regressar aos tópicos já debatidos em vez de responder à pergunta que lhe era colocada”, escreve o Washington Post.

O editorial dos Los Angeles Times refere que, ao contrário o confronto entre os candidatos presidenciais, na semana passada, o debate dos candidatos à vice-presidência foi “contido, com civismo, mas pouco esclarecedor”.

Do outro lado da fronteira norte, o jornal canadiano Toronto Star diz que não é possível com “clareza” apontar um vencedor do debate e que ambos os candidatos ignoraram durante 90 minutos a presença da moderadora.

O Torono Star titula que a “pandemia” esteve no centro do debate.

O jornal Montereal Gazette ignora o debate na primeira página ao contrário do Journal de Québec, em francês, afirmando em manchete que “o debate entre Kamala Harris e Mike Pence foi um verdadeiro debate de ideias”.

“A senadora democrata e o vice-presidente não imitaram Trump e Biden”, titula o jornal do Québec, no Canadá.

A sul, no México, o jornal Reforma (edição digital) frisa que o debate ficou marcado pela Covid-19 e destaca, através de um vídeo, a mosca “na cabeça de Pence” sobre o momento em que o inseto se manteve durante alguns minutos sobre os cabelos brancos do vice-presidente.

O La Razón de México só menciona o debate depois das notícias locais, titulando que “as políticas sobre a pandemia foram o momento de tensão” entre os dois candidatos à vice-presidência.

 No Brasil, o jornal Folha de São Paulo diz que os vice-presidentes debateram os assuntos propostos comparando com o confronto entre Trump e Biden da semana passada.

O jornal brasileiro publica também a notícia sobre a opinião de Donald Trump transmitida através da rede social Twitter: “Kamala é uma máquina de gafes”.

O britânico The Guardian coloca as notícias do debate no topo da página (edição eletrónica) afirmando que a crise sanitária marcou o encontro entre Kamala e Pence.

“Mike Pence defendeu as políticas da Administração face à pandemia, mas Harris disse que ‘foi grande falhanço de governo'”, escreve o jornal britânico.

Em França, o jornal Libération sublinha em título as diferenças entre o debate dos vice-presidentes e o debate da semana passada entre Trump e Biden e escreve que Kamala e Pence conseguiram “discutir alguns assuntos”.

A edição digital do China Daily, publicação oficial da República Popular da China, destaca o debate, mas só refere questões relacionadas com Pequim depois de um longo texto sobre as idades dos candidatos, e de questões laterais como a proteção sanitária de acrílico colocada no estúdio onde decorreu o encontro.

“Harris disse que Trump ‘falhou na guerra comercial com a China’ que conduziu a uma recessão da produção nos Estados Unidos provocando 300 mil desempregados e falências entre os proprietários rurais – por causa do conflito comercial (com Pequim)”, escreve o China Daily.

O jornal espanhol El Pais escreve que Kamala começou com “força, mas ficou por aí” porque Mike Pence conseguiu levar a candidata democrata para o terreno para onde a queria levar, num debate “mais cordato e rico” do que aquele que foi protagonizado por Trump e Biden.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights