PSD discute referendo sobre a eutanásia na próxima reunião da bancada

8 de Outubro 2020

O grupo parlamentar do PSD vai discutir na próxima reunião da bancada a iniciativa de referendo sobre a eutanásia, com Adão Silva a garantir que o tema “não ficará sem debate interno”.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião da bancada do PSD, o líder parlamentar Adão Silva disse aguardar pela próxima conferência de líderes para confirmar quando será feito o debate do projeto de resolução a pedir um referendo sobre a eutanásia, que nasceu de uma iniciativa popular, admitindo que possa ocorrer no plenário de dia 22 ou 23 de outubro.

“Nós pensamos que a próxima reunião ordinária do grupo parlamentar, que calhará na manhã do dia 22, absorve esses prazos e se não absorvesse faríamos uma reunião extraordinária. Essa matéria não ficará sem debate interno do grupo parlamentar do PSD”, assegurou.

Adão Silva recordou que o próprio regulamento interno da bancada do PSD, revisto este ano, determina que “cabe à Comissão Política Nacional, ouvido o Grupo Parlamentar, definir o sentido de voto” sobre iniciativas de referendo.

“A mim cumpre-me preencher essa exigência básica, ouvir o grupo parlamentar e informar a direção sobre o que o grupo parlamentar disse e opinou”, afirmou.

Na votação dos vários projetos-lei sobre eutanásia, em fevereiro, houve liberdade de voto, mas em matéria de referendo não se sabe ainda qual será a posição da direção liderada por Rui Rio.

No último Congresso do PSD, foi aprovada uma moção temática que propõe que o partido “através das suas instâncias próprias (Comissão Política Nacional e Direção do Grupo Parlamentar), desenvolva todas as diligências políticas, institucionais e legislativas necessárias para que venha a ter lugar um referendo nacional em que seja perguntado aos portugueses pelo seu acordo ou desacordo com os projetos de lei sobre eutanásia”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RD-Portugal aponta medidas de reestruturação dos centros de referência

O parco apoio psicológico aos cuidadores informais de pessoas com doenças raras é motivo de preocupação para a União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal). Este indicador surge após um inquérito realizado às pessoas com doença rara para avaliar a sua experiência de utilização dos centros de referência.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights