Coimbra adere a campanha de promoção da saúde mental

9 de Outubro 2020

A Câmara Municipal de Coimbra formalizou hoje a sua adesão à campanha nacional de promoção e prevenção da saúde mental "Vamos Falar", que prevê ações de sensibilização na cidade e também dirigidas aos trabalhadores municipais.

O protocolo foi celebrado com a Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário (APDC), instituição que desenvolveu a campanha “Vamos Falar”, apoiada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a autarquia, a campanha prevê a sensibilização dos munícipes para a saúde mental, mas também de material especialmente dirigido para os trabalhadores da Câmara Municipal de Coimbra.

“Devemos ter todos os sentidos despertos para ajudar, falar, colaborar, para partilhar a vida com muitas pessoas que estão em situação difícil, frequentemente sem terem noção da situação em que se encontram”, notou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, durante a cerimónia.

Face ao contexto da pandemia, o município quis realizar uma campanha especialmente dirigida aos trabalhadores municipais, dada a “inquietude” dos tempos correntes.

O presidente da APDC, Fábio Mateus, realçou que este é o primeiro protocolo que a associação celebra com uma autarquia, salientando a necessidade de se falar de saúde mental, de forma a combater o estigma normalmente associado a este tema.

O responsável destacou a importância da celebração de parcerias com as autarquias, para o desenvolvimento de um trabalho de proximidade.

Na cerimónia, também esteve presente o presidente do Conselho Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Centro, João Redondo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Farmácias comunitárias preparam-se para responder a dúvidas sobre menopausa

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos para a Comunidade (APFPC) lança no próximo dia 9 de abril o segundo módulo do ciclo formativo dedicado à saúde feminina, focado na menopausa e na terapia de substituição hormonal. As inscrições encontram-se abertas até à data da primeira sessão

Rastreio neonatal genético avança mas coloca desafios éticos e técnicos

Uma revisão publicada na Pediatric Investigation analisa o potencial da sequenciação de próxima geração para complementar os métodos tradicionais no rastreio de doenças genéticas em recém-nascidos, identificando condições que passam despercebidas até surgirem sintomas irreversíveis

Pedro Pita Barros alerta: pacto para a saúde não pode ser “solução mágica” nem demorar uma década

O economista Pedro Pita Barros, professor na Nova School of Business and Economics, defendeu esta segunda-feira que o pacto para a saúde proposto pelo Presidente da República, António José Seguro, não deve ser entendido como um plano de medidas executivas, mas antes como a definição de objetivos consensuais para o sistema de saúde português. Numa reflexão publicada no seu blog “Momentos Económicos… E não só”, o académico alerta que o processo não pode arrastar-se por uma década nem resolver-se numa semana, sob pena de se tornar inútil ou desatualizado

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights