Universidade de Coimbra cria projeto para promover saúde mental nos jovens

9 de Outubro 2020

Uma equipa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra vai iniciar este mês, na Figueira da Foz, um projeto de promoção da saúde mental e de prevenção da depressão nos jovens.

Segundo a Universidade de Coimbra (UC), o plano, que visa “a promoção da saúde mental, a prevenção da depressão e o combate ao estigma social e ao insucesso escolar associados”, vai ser aplicado em duas escolas do Agrupamento Figueira Norte.

A intervenção vai ser aplicada na Escola Básica Pintor Mário Augusto e na Escola Secundária Cristina Torres, no âmbito do projeto “SMS” (acrónimo de “Sucesso, Mente e Saúde”), financiado pelo programa Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

A UC explica em comunicado que o “SMS” se traduz numa intervenção de “banda larga”, isto é, “envolve não só todos os alunos, como também os seus pais e encarregados de educação, professores e outros profissionais das escolas e ainda técnicos da comunidade que estão diretamente relacionados com estabelecimentos de ensino como, por exemplo, técnicos da autarquia e de centros de saúde”.

Inclui ainda uma “forte vertente tecnológica”, nomeadamente a plataforma ‘web’ “SMS eSaúde”, desenvolvida com a colaboração de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia daquela universidade.

A UC adianta que a intervenção é constituída por dois programas, um destinado aos jovens e outro aos educadores.

O programa “SMSjovens” é constituído por 10 sessões, que serão aplicadas ao ritmo de uma por semana, numa lógica de aprendizagem combinada (presencial e remota).

“Em cada sessão, com a duração de uma hora, são trabalhadas e treinadas competências baseadas na terapia cognitivo-comportamental, que se têm revelado eficazes na prevenção e no tratamento de muitos problemas de saúde mental na adolescência, designadamente o ‘mindfulness’ (atenção plena) e autocompaixão”, é referido.

Já as 10 sessões que compõem o programa “SMSeducadores” visam “promover competências de comunicação, de resolução de conflitos e de suporte emocional, entre outras, de modo a impactar positivamente na qualidade da relação com os adolescentes”.

“Por exemplo, trabalha-se a relação entre pensamentos, comportamentos e emoções, são dinamizadas atividades de lazer para melhorar o estado de humor, treinam-se aptidões de comunicação positiva e de resolução de problemas”, esclarece na nota a coordenadora do projeto, Ana Paula Matos.

A responsável acrescenta que se trata de “uma intervenção preventiva, multinível e baseada em evidência científica”.

Rosário Pinheiro, outra das investigadoras do projeto, sublinha no comunicado que “a característica de ‘banda larga’ torna o projeto inovador”.

“Por outro lado, é uma intervenção que aposta fortemente na vertente tecnológica. A plataforma ‘web’ ‘SMS eSaúde’, destinada não apenas aos participantes no programa, mas também à população em geral, contém conteúdos relacionados com saúde mental (por exemplo, vídeos, jogos, áudios sobre ‘mindfulness’ e compaixão, fóruns, bancos de informação sobre linhas de apoio e serviços de acompanhamento psicológico)”, relata.

A equipa do projeto também integra José Joaquim Costa e Mário Zenha-Rela, segundo a UC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights