Painel respiratório auxilia médicos na distinção entre Covid-19 e gripe

13 de Outubro 2020

Com a aproximação do inverno o Grupo Germano de Sousa anunciou esta terça-feira o novo Painel Respiratório Biofire com 23 Alvos (19 vírus e 4 bactérias) que permite diferenciar infeção por Covid-19 de outras infeções respiratórias sazonais. Os resultados são obtidos em 24 horas.

De acordo com o centro de medicina laboratorial este novo painel respiratório ganha maior peso numa altura em que o número de casos por Covid-19 não pára de aumentar e com a época de gripe a chegar. “A época da gripe vem criar novos desafios, em que as infeções gripais tipicamente comuns podem ser confundidas com o vírus de SARS-CoV-2, dada a sintomatologia semelhante.”

O painel Respiratório Biofire permite a obtenção de resultados em apenas 24 horas, estando já disponível em todos os postos de colheita.

“Com um procedimento simples e rápido, através de zaragatoa nasofaríngea, despista 23 Alvos (19 vírus e 4 bactérias), apresentado uma sensibilidade global de 97,4% e uma especificidade de 99,4%. Despista a presença de SARS-CoV-2 ou outros vírus como o adenovírus, coronavírus 229E, HKU1, NL63, OC43, síndrome respiratória por coronavírus do médio oriente (MERS-CoV), metapneumovirus hum, rinovírus/enterovirus h, influenza A, A/H1, A/H3, A/H1 – 2009, B e parainfluenza 1,2,3 e 4. No que respeita a bactérias, despista a presença de bordetella pertussis e parapertussis, chlamydia pneumoniae e mycoplasma pneumoniae.”

Assim, a patologia vem dar resposta ao que clinicamente não é possível distinguir e nos casos clínicos negativos para SARS-CoV-2, saber qual o vírus/bactéria que está a causar aquele quadro clínico, assegurando um diagnóstico correto e de confiança, num período de tempo clinicamente relevante e um tratamento mais eficaz para o doente.

O Grupo Germano de Sousa que conta com cerca de 450 pontos de colheita, incluindo 57 postos específicos para a COVID-19 em todo o país, diz que o novo painel respiratório reforça o seu “contributo para o sector da saúde em Portugal”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights