APDP divulga novas tabelas de contagem de hidratos para diabéticos Tipo 1

14 de Outubro 2020

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portuga (APDP) divulgou novas tabelas de contagem de hidratos de carbono, uma medida essencial para o controlo glicémico dos pacientes com diabetes tipo 1.

A medida surge no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalada a 16 de outubro e vem no seguimento das diretrizes para os doentes com diabetes tipo 1 que necessitam de uma alimentação saudável e equilibrada.

“O objetivo de uma pessoa com diabetes é controlar e estabilizar os níveis de glicose no sangue (…). A contagem de hidratos de carbono é uma ferramenta de planeamento alimentar, que foca os hidratos de carbono como o principal nutriente com efeito na glicemia após as refeições. Este método tem vindo a ser cada vez mais utilizado em pessoas com diabetes tipo 1, com esquemas de insulina intensivos, nos quais a dose de insulina de ação rápida é ajustada de acordo com a quantidade de hidratos de carbono de cada refeição. Esta ferramenta requer um ensino e treino realizados em contexto de consulta por um nutricionista integrado na consulta de diabetes”, explicam João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP e Maria João Afonso, coordenadora do Departamento de Nutrição da APDP.

De forma a controlar a ingestão de hidratos de carbono, a APDP recomenda a pesagem dos alimentos, a leitura dos rótulos e a utilização dos materiais recomendados na consulta de nutrição, e reforça que a quantidade total de hidratos de carbono ingeridos deve ser sempre controlada por um nutricionista, sendo que esta será diferente para cada pessoa, dependendo de vários fatores, como a idade, o peso e o nível de atividade física, entre outros.

A associação reforça ainda que é importante ter em conta a rapidez de absorção dos alimentos. Devem ser incluídos alimentos de absorção lenta em cada refeição, para que haja uma elevação mais lenta e gradual da glicemia. Já relativamente aos hidratos de carbono presentes em salgados e doces, a sua ingestão deve ser minimizada, uma vez que, apesar de serem contabilizados os hidratos de carbono, estes produtos são na sua maioria ricos em gordura e calorias. Isto poderá ter um efeito negativo no peso, nos níveis de glicose e de colesterol, acabando por dificultar o controlo da diabetes.

PR/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights