Brasil com 309 mortes e 10.220 infetados em 24 horas

14 de Outubro 2020

O Brasil registou 309 mortes e 10.220 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde brasileiro, indicando que a taxa de letalidade da doença está fixada em 3%.

No total, o país sul-americano concentra 150.998 vítimas mortais e 5.113.628 casos de infeção desde o início da pandemia, que foi registada oficialmente no Brasil em 26 de fevereiro, com o primeiro caso a ser detetado no estado de São Paulo.

Por outro lado, um consórcio formado pela imprensa brasileira, que colabora na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, anunciou que o país somou 354 vítimas mortais e 12.220 infetados nas últimas 24 horas.

No total, o consórcio constituído pelos principais media do Brasil revelou que o país totaliza 5.114.823 casos e 151.063 vítimas mortais, desde a chegada da pandemia ao país, em 26 de fevereiro.

No momento, 4.526.975 pacientes diagnosticados com a Covid-19 já recuperam da doença, enquanto que 435.655 infetados estão sob acompanhamento médico.

O foco da pandemia no país continua a ser São Paulo, o estado mais rico e populoso do país, com 46 milhões de habitantes, que totaliza 1.039.029 casos confirmados, sendo seguido pela Bahia (327.327), Minas Gerais (324.626) e Rio de Janeiro (284.053).

Já as unidades federativas com mais mortes são São Paulo (37.314), Rio de Janeiro (19.336), Ceará (9.140) e Pernambuco (8.417).

A taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, manteve-se abaixo de um pela terceira semana seguida, segundo dados da Imperial College London, referência no acompanhamento de epidemias.

O índice registado no país sul-americano é agora de 0,93, ou seja, cada 100 infetados transmitem o vírus para outros 93 que, por sua vez, o transmitem para mais 92, reduzindo progressivamente o alcance da doença.

A taxa de contágio é uma das principais referenciais para acompanhar a evolução epidemiológica da Covid-19.

O número reforça a tendência de estabilização da pandemia no Brasil.

O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, testou positivo à Covid-19, informou hoje aquela que é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro.

Toffoli, que presidiu ao Supremo até ao passado dia 10 de setembro, apresenta sintomas respiratórios leves e encontra-se a trabalhar a partir de casa.

Além de Toffoli, também o ex-candidato à Presidência do Brasil em 2018, Ciro Gomes, se juntou aos mais de cinco milhões de infetados pelo novo coronavírus no país.

“Ciro Gomes, mesmo tendo tomado todos os cuidados e de ter seguido os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, apresentou sintomas leves de gripe no último sábado, fez o exame e testou positivo para a Covid-19. Ele está bem, com acompanhamento médico e em isolamento em casa”, diz um comunicado partilhado nas redes sociais do político brasileiro.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e um mil mortos e mais de 37,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights